Um olhar sobre políticas de informação na sociedade contemporânea

Autores

  • Mardochée Ogécime UFBA
  • Isa Maria Freire UFPB

Resumo

Apresenta a abordagem teórico-metodológica de pesquisa de mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia, que analisa dimensões das políticas de informação na sociedade contemporânea. Descreve as políticas de informação existentes tanto em nível global quanto em nível regional, a partir de diversas variáveis: programas, resoluções, projetos do setor informacional, políticas de informação cientifica e técnica, ações de infraestrutura e acesso às tecnologias da informação e comunicação e ações a favor da política cultural, com atenção à promoção e estímulo ao domínio eficiente das Tecnologias de Informação e Comunicação. Mediante análise documental da literatura internacional e regional relacionada com o tema a pesquisa se fundamenta numa revisão de literatura, identifica políticas internacionais, regionais existentes, suas procedências, especialmente, as suas aplicações, de modo a conhecer seus impactos sobre a sociedade contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mardochée Ogécime, UFBA

Engenheiro informático pela Universidad Tecnológica de Santiago, República Dominicana. Mestrando do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia, Brasil.

Isa Maria Freire, UFPB

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Docente colaboradora no Programa de Ciência da Informação  da Universidade Federal da Bahia, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-12-09

Edição

Seção

Pesquisas em andamento