Compartilhamento da Informação e a Gestão de Pessoas: reflexões acerca de suas articulações teóricas.

Autores

  • Rita de Cássia Martins de Oliveira Ventura Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Escola de Ciência da Informação.
  • Mônica Erichsen Nassif Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Escola de Ciência da Informação.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir as possíveis relações entre a disponibilidade para o Compartilhamento da Informação e o modelo de Gestão de Pessoas. A justificativa para a realização deste trabalho se assenta na perspectiva de que o modelo de gestão de pessoas adotado pode influenciar, de alguma forma, o comportamento das pessoas no contexto de trabalho. Ancorando-se na pesquisa bibliográfica, investigou-se as articulações teóricas existentes entre essas duas temáticas buscando identificar as conexões e as implicações que possam convergir para um melhor fazer organizacional. As reflexões realizadas conduzem para a necessidade de adoção de um modelo de Gestão de Pessoas que favoreça o compartilhamento da informação dentro dos limites organizacionais, haja vista a interseção existente entre pessoas, informação e a construção de um diferencial competitivo além de inserir a Gestão de Pessoas na agenda de pesquisa do Compartilhamento da Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Martins de Oliveira Ventura, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Escola de Ciência da Informação.

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Viçosa.

Mônica Erichsen Nassif, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Escola de Ciência da Informação.

Docente e pesquisadora da Escola de Ciência da Informação. Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2015-12-07

Edição

Seção

Pesquisas em andamento