Letramento Informacional e Midiático para professores do século XXI

Autores

  • Leila Alves Medeiros Ribeiro Universidade de Brasília (UNB)
  • Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque Universidade de Brasília (UNB)

Resumo

A sociedade contemporânea passa por mudanças profundas na estrutura desde que passou a agir em um sistema de rede conectado digitalmente. A transformação sistêmica alterou os processos das esferas da sociedade em especial na área da educação. Este artigo objetiva fomentar a discussão acerca da formação de professores no século XXI por meio da revisão de questões como o contexto de aprendizagem contemporâneo, a relação entre professores e mídias, bem como apresenta levantamento de pesquisas sobre o letramento informacional e midiático na formação de professores com o foco na educação básica. Os resultados mostram poucas pesquisas sobre formação docente e letramento informacional. Em sua maior parte, centram-se no bibliotecário no papel de educador ou nos professores dos cursos de graduação e pós-graduação de biblioteconomia ou tecnologias. Ao contrário, os trabalhos científicos sobre letramento midiático/digital e a formação docente no Brasil tem bastante tradição e apresenta variedade e franca ampliação.

Palavras-chave: Letramento informacional e midiático. Formação de professores. Educação XXI.

Link para o texto completo (PDF)

http://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/51891/35087

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Alves Medeiros Ribeiro, Universidade de Brasília (UNB)

Doutoranda em Ciência da Informação (UnB), Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB), possui especialização em Docência no Ensino Superior com ênfase em EAD (Fajesu) e em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa pela Faculdade São Luís - SP e graduação em Letras Português/Inglês pela Faculdade Jesus Maria José (FAJESU). Docente nas áreas de língua inglesa e tecnologias educacionais. Co-fundadora e produtora de conteúdo sobre cultura digital na Educação, podcaster e vídeo jornalista no portal "SALA - Internet, Linguagem e Educação". Tem experiência na área de consultoria em Ensino-Aprendizagem e Educação Digital, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem: formação de professores e alunos, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Educação, educação baseada em projetos digitais, letramento informacional e midiático, inteligência coletiva e cibercultura.

Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque, Universidade de Brasília (UNB)

Doutorado e mestrado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2008); especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Católica de Brasília e graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Brasília. Professora adjunta da Universidade de Brasília. Experiência em Ciência da Informação e educação, atuando nos temas: letramento informacional, comunicação cientifica, comportamento informacional (estudos de usuários), aprendizagem, leitura, formação de professores, bibliotecas escolares e objetos de aprendizagem.

Publicado

2015-12-10

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos