A competência informacional para seleção e disseminação do acervo literário infantil da biblioteca pública municipal Barreiros Filho: olhar estético

Autores

  • Evandro Jair Duarte Biblioteca Pública de Santa Catarina
  • Claudete Terezinha da Mata Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Clarice Fortkamp Caldin Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Resumo

Registra o potencial da literatura infantil e a responsabilidade da Biblioteca Pública em selecionar as obras que irão compor o acervo infantil, além de oportunizar o contato do livro com o público leitor. Informa acerca do funcionário da biblioteca e a importância do desenvolvimento da Competência Informacional e explora a dimensão estética dessa competência. O objetivo geral é verificar as habilidades, os comportamentos e as atitudes (competências) do Bibliotecário da Biblioteca Pública Municipal Barreiros Filho no processo de seleção disseminação do acervo literário infantil como forma de promoção e incentivo à leitura. Como objetivos específicos listam-se: a) verificar se há um bibliotecário para atendimento específico ao usuário infantil; b) registrar quem é o profissional responsável pela seleção das obras infantis da biblioteca pesquisada; c) descrever a relação entre funcionário da biblioteca e usuário; d) registrar as atividades desenvolvidas para que ocorra a circulação e disseminação do acervo infantil; e) registrar como ocorre a interação entre criança e livro; f)observar a Competência Informacional do funcionário da biblioteca para o trabalho com o acervo infantil. É uma investigação de caráter descritivo e exploratório e de abordagem qualitativa. A pesquisa tem um viés fenomenológico e se caracteriza como estudo de caso. Utilizou-se a entrevista face a face para a coleta de dados e como apresentação de resultados optou-se pela categorização das informações.

Palavras-chave: Funcionário de biblioteca. Biblioteca Pública Municipal Barreiros Filho. Acervo literário infantil. Dimensão Estética da Competência informacional.

Link para o texto completo (PDF)

https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2014v19n41p59/28290

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evandro Jair Duarte, Biblioteca Pública de Santa Catarina

Mestrando em Ciência da Informação (UFSC - 2013-). Pós-graduado em Curso de Especialização em Gestão da Informação e Inovações Tecnológicas pela Faculdade Internacional de Curitiba - (FACINTER / IBPEX - 2009). Bacharel em Biblioteconomia - Habilitação em Gestão da Informação, pela Universidade do Estado de Santa Catarina - (UDESC 204-2007). Bibliotecário CRB14/1145. Editor-gerente da Revista ACB. Bibliotecário da Biblioteca Pública de Santa Catarina - Setor de Santa Catarina e Setor de Obras Raras. Tem interesse nos seguintes temas: competência em informação, leitura, literatura infantojuvenil, biblioteca pública e narração de histórias.

Claudete Terezinha da Mata, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduada em Pedagogia/MA, com Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), (1987 a 1996), e Mestrado em Psicopedagogia Clínica e Institucional, pela universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), (2001 a 2004). Funcionária Pública Aposentada, com experiência em Clínica Psicopedagógica (1997 a 2009); em artes cênicas, contação de histórias e criação literária (1997 aos dias atuais), atuando principalmente nos seguintes temas: leitura dramática, teatro de animação com bonecos contadores de histórias. Na qualidade de atriz, atuou em mais de 40 apresentações teatrais, em palcos italianos, escolas, universidades e bibliotecas públicas, com Teatro de Bonecos, Contação de Histórias Cênicas, Peças de teatro, participações na Mostra de Teatro IF-SC 2009 a 2012, com Bonecos contadores de Histórias, Sarais de Contos, com 5 apresentações no 1º semestre de 2013, no Teatro da UBRO e na Biblioteca Pública de SC. Criadora do projeto "Oficina Literária Boca de Leão", para a Biblioteca Pública de Santa Catarina, em 2012 (aos dias atuais), uma ação voluntária que exige estudos acompanhados de pesquisas contínuas, sob a luz dos fundamentos da Psicologia Social e Cultural, na constituição de novos saberes.

Clarice Fortkamp Caldin, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui Graduação em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1992), Especialização em Organização e Administração de Arquivos pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), Mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Doutorado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciência da Informação, nas subáreas Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação (Pesquisa bibliográfica para Biblioteconomia; Pesquisa em Biblioteconomia); Recursos e Serviços de Informação (Fontes de Informação); Gestão da Informação (Formação e Desenvolvimento de Coleções). Elaborou e ministra a disciplina Biblioterapia na Graduação do Curso de Biblioteconomia. Ministra as disciplinas Evolução do Pensamento Filosófico e Científico; Metodologia da Pesquisa em Arquivologia, no Curso de Graduação em Arquivologia. Elaborou e ministra a disciplina Análise da Informação Literária para Crianças no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação. Professor do Mestrado em Ciência da Informação da UFSC, área de concentração Gestão da informação, Linha de pesquisa Organização, representação e mediação da informação e do conhecimento, no eixo profissionais da informação, competência informacional e leitura. Atua principalmente nos seguintes temas: o bibliotecário como agente mediador da informação, biblioterapia, catarse, leitura - função terapêutica, leitura - função social, leitura- função pedagógica, hora do conto, bibliotecas escolares, atividades de incentivo à leitura, formação e desenvolvimento de acervo de literatura infantil, competências do profissional da informação na gestão da informação literária para crianças, História dos Arquivos. Coordenadora do Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFSC de 16/2/2010 a 15/02/2012. Subcoordenadora do Curso de Graduação em Arquivologia de 2/10/2012 a 06/03/2013. Coordenadora em caráter pro tempore do Curso de Graduação em Arquivologia durante o mês de março de 2013.

Publicado

2015-12-10

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos