Modelos e experiências de competência em informação em contexto universitário

Autores

  • Fernanda Maria Melo Alves Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Adriana Rosecler Alcará Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Resumo

O artigo indica alguns estudos diacrônicos de revisão e de comparação sobre competência em informação a nível mundial e investiga alguns modelos em contexto universitário e suas respectivas aplicações, descrevendo experiências realizadas com estudantes, em diferentes universidades e países. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental. Entre os resultados destaca-se a diversidade cronológica e geográfica dos modelos, bem como as suas diversas possibilidades de aplicação para a avaliação e o desenvolvimento da competência em informação de universitários.

 

Palavras-chave: Competência em informação. Modelos de competência em informação. Estudantes universitários.

Link para o texto completo (PDF)

https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2014v19n41p83/28291

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Maria Melo Alves, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Encontra-se em Pós-doutoramento na Universidade Estatual de Londrina, no Brasil (fevereiro de 2014-janeiro de 2015). Possui Doctoramento em Documentação, Sobresaliente Doctor europeus cum laude pela Universidad Carlos III de Madrid em 2007; Pós-Graduação em Ciências Documentais, na área de Biblioteca e Documentação pela Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) em 1993; Pós-Graduação em Ciências de Educação pela Universidad Aberta de Lisboa (UA) em 1991; Curso de Especialidad en Estudios Hispánicos para Estudiantes Extranjeros pelo Colegio de España em Salamanca em 1984; Licenciatura em Filologia Românica (opção em Língua e Literatura Inglesa) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (UL) em 1981; Bacharelato em Filologia Românica pelo Departamento de Línguas e Literaturas Modernas (opção em Língua e Literatura Inglesa), terminado em 1981, na Universidade de Lisboa (UL)/Universidade Eduardo Mondlane (UEM) em Moçambique

Adriana Rosecler Alcará, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Possui doutorado em Psicologia pela Universidade São Francisco (USF), mestrado em Educação, especialização em Gerência de Unidades de Informação e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora adjunto do Departamento de Ciência da Informação da UEL, onde atua no curso de graduação em Biblioteconomia, no programa de pós-graduação stricto sensu em Ciência da Informação e no curso de pós-graduação lato sensu em Gestão de Biblioteca Escolar. Coordenadora do Colegiado do Curso de Biblioteconomia. Pesquisadora e Líder do Grupo de Pesquisa Informação e Cognição, cujos projetos estão voltados para o estudo do processo de busca e uso da informação, focando principalmente nas habilidades e competências informacionais e digitais. Desenvolve atividades, principalmente nos seguintes temas: metodologia da pesquisa científica, habilidades informacionais, fontes de informação, busca e uso da informação, compartilhamento da informação, motivação acadêmica, compreensão de leitura e estratégias de aprendizagem.

Publicado

2015-12-10

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos