Desenvolvendo a competência informacional das organizações por meio da gestão de pessoas por competências

Autores

  • Leonardo Guimarães Garcia Universidade de São Paulo (USP)
  • Cintia Braga Ferreira Pinheiro Universidade de São Paulo (USP)

Resumo

A Ciência da Informação vem apresentando nas últimas décadas importantes contribuições à compreensão da Competência Informacional (CI) dos indivíduos. No entanto, há relativamente pouca literatura sobre a CI nas organizações, e pouquíssimas soluções práticas sobre como desenvolvê-la nesse contexto. Para suprir essa lacuna, uma estratégia seria aproveitar as experiências e as teorias sobre competências vindas da Administração, articulando-as ao domínio da CI. Essa aproximação já foi explorada em alguns trabalhos (ANGULO, 2003; CAMACHO; TARRAGÓ, 2006; MIRANDA, 2004; MIRANDA, 2006), mas a sua pertinência em termos conceituais ainda não foi debatida. Sendo assim, o presente artigo tem por objetivo discutir a possibilidade de aproximação entre a CI e a abordagem das competências existente na Administração. Para tanto, foi selecionado um modelo de Gestão de Pessoas por Competências (GPC) – proposto em Dutra (2004) –, o qual foi confrontado à literatura sobre CI nas organizações. A discussão sobre a convergência entre esses dois campos indica que há coerência em se propor o tratamento da CI por meio da GPC, e que os conceitos e a mecânica da GPC não apenas são convergentes com a CI como também fornecem soluções práticas para problemas antecipados pela literatura. Com isso, conclui-se que a inserção e o desenvolvimento da CI nas organizações por meio do modelo de GPC analisado é conceitualmente viável e apresenta vantagens práticas relevantes.

Palavras-chave: Ciência da Informação. Informação nas Organizações. Competência Informacional. Gestão de Pessoas por Competências.

Link para o texto completo (PDF)

https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2015v20n43p133/29964

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Guimarães Garcia, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor pela UFSCar na área de Informação Tecnológica e Estratégica, atualmente sou professor e pesquisador (RDIDP) da USP de Ribeirão Preto, junto ao curso de Ciências da Informação e da Documentação e Biblioteconomia. Atuo na área de Inteligência Competitiva, com foco nos processos empreendedores de implantação de unidades de inteligência em organizações.

Cintia Braga Ferreira Pinheiro, Universidade de São Paulo (USP)

Possui graduação em Bacharelado em Biblioteconomia pela Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos (1993) e mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). Atualmente é Especialista de Laboratório na área de Ciência da Informação da Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Processos de Disseminação da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: fontes de informação, base de dados, produção científica e recuperação da informação.

Publicado

2015-12-10

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos