Marketing da informação em mídias virtuais: experiência com o facebook De olho na CI

Autores

  • Gustavo Henrique de Araújo Freire Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Isa Maria Freire Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Vânia Maria Rodrigues Hermes de Araujo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
  • Cristiano Santana da Costa Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Resumo

Relata uma experiência de gestão da mídia social virtual Facebook na perspectiva do marketing da informação. Apresenta os modelos utilizados pelas mídias sociais virtuais para disseminação da informação, identificando as características que fizeram da mídia social virtual Facebook um instrumento de marketing eficaz para divulgação do blog De olho na CI. Descreve o blog De olho na CI como mídia virtual relevante para disseminação de informações nas áreas de Ciência da Informação, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia, destacando sua vinculação à revista Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia - PBCIB. Relata como as mídias virtuais Facebook e Twitter foram incorporadas ao blog De olho na CI, com objetivo de permitir maior interação com o público-alvo. Demonstra como a experiência pode ser replicada em outras mídias sociais virtuais, mediante aplicação de estratégias de marketing de promoção da informação por seus editores.

Palavras-chave: Marketing da informação. Promoção da informação. Gestão da informação. Mídias virtuais – Facebook De olho na CI.

Link para o texto completo (PDF)

https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2015v20n43p153/29957

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Henrique de Araújo Freire, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1989), com mestrado e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - Convênio com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Professor Associado do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG), na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal da Paraiba (UFPB). Editor das revistas Informação & Sociedade: Estudos (Qualis A1), Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia (Qualis B1 e Revista Conhecimento em Ação, RCA.Desenvolve pesquisa na área de Ciência da Informação, notadamente em temáticas como desenvolvimento e aplicação de modelos de comunicação da informação em ambientes virtuais, inclusão social mediante políticas para competências em informação, e criação de instrumentos de políticas públicas para gestão da informação. Desde 2009 participa, como pesquisador convidado, do Projeto Laboratório de Tecnologias Intelectuais, com apoio do CNPq (Edital Universal 2009 e 2011) e do Projeto Rede de cooperação e aprendizagem na Ciência da Informação: PPGCI/UFPB - PPGCI/UNESP/Marília, com apoio da Capes (Procad-NF). Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Epistemologia e Políticas de informação. Membro do Conselho Editorial da Editora Universitária da Universidade Federal da Paraíba ? UFPB no período de 2008 a 2012. Foi Professor Pesquisador da Universidade Aberta do Brasil (Capes). Foi Coordenador Operacional do primeiro Programa de Doutorado Interinstitucional em Ciência da Informação - DINTER (UFPB, UFPE, UFMG) . Tem trabalhado com temas vinculados à Linha de Pesquisa Ética, Gestão e Políticas de Informação do PPGCI da UFPB, especialmente epistemologia da Ciência da Informação, socialização da informação,políticas de informação,competências em informação, redes de comunicação da informação para aprendizagem, tecnologias intelectuais de informação e comunicação e inclusão social.

Isa Maria Freire, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Iniciou sua carreira acadêmica em 1995, no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do convênio IBICT - UFRJ. É professora do Departamento de Ciência da Informação e docente dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (permanente) e Universidade Federal da Bahia (colaboradora). Coordena a rede de projetos do Laboratório de Tecnologias Intelectuais (com apoio CNPq/Universal) e o Projeto Rede de cooperação e aprendizagem na Ciência da Informação - UFPB e Universidade Estadual Paulista - Campus Marília, com apoio da Capes/Procad-Novas Fronteiras. Foi presidente da Associação Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação no período 2012-2014. É editora científica da revista Informação& Sociedade: Estudos e editora-chefe da revista Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia - PBCIB e do blog De olho na CI <www.deolhonaci.com>. Líder do Grupo de Pesquisa Informação e Inclusão Social, certificado pela UFPB. Na pós-graduação trabalha os seguintes temas: Comunicação da informação em mídias virtuais; Competências em tecnologias intelectuais de informação; Políticas de informação; Inclusão social; Ética da informação; Responsabilidade social. Visite:www.lti.pro.br.

Vânia Maria Rodrigues Hermes de Araujo, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)

Possui graduação em Bacharelado em Química pela Faculdade Nacional de Filosofia da UFRJ (1966) , graduação em Licenciatura em Química pela Faculdade Nacional de Filosofia da UFRJ (1967) , especialização em Administração em Ciência e Tecnologia pela Programa de Treinamento em Administração de Pesquisa (1976) , especialização em Inter-regional em Informação e Docum. Industrial pelo Instituto de Informação Científica e Técnica da Academia de Ciências (1971) , mestrado em Mestrado em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e UFRJ (1978) , doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e aperfeicoamento em Management od Research and Development pela Air University / USAF e CTA / MAer (1972) . Atualmente é Pesquisador convidado do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Sócia proprietária da Hermes Consultoria em Informação e Conhecimento, Membro de corpo editorial da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia e Coordenadora de Documentação e Arquivo da Museu de Astronomia e Ciências Afins. Tem experiência na área de Ciência da Informação , com ênfase em Teoria da Informação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação, Entropia, SRI, sistema de informação.

Cristiano Santana da Costa, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Tem experiência na área de Ciência da Informação.

Publicado

2015-12-10

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos