O arquivista de instituição pública universitária: atribuições profissionais de responsabilidades ética e social no contexto da lei de acesso à informação

Autores

  • Anna Carollyna de Bulhões Moreira Silva UFPB
  • Joana Coeli Ribeiro Garcia UFPB

Resumo

A necessidade de democratização informacional, ou seja, de instrumentos e meios que viabilizem o alcance das informações solicitadas, tornou indispensável a reflexão no que tange às atribuições dos profissionais que intermediam tal processo. No campo das informações arquivísticas, este profissional será o arquivista. Dentro deste contexto, e imersos em uma realidade institucional pública, surgem direcionamentos legais a serem aplicados, dentre eles a Lei de Acesso à Informação, que contempla especificamente o acesso e sigilo das informações públicas. A pesquisa em fase de desenvolvimento surge através da seguinte questão: em que aspectos a Lei de Acesso à Informação e suas diretrizes interferem nas atribuições do profissional arquivista das Instituições públicas universitárias no que diz respeito à responsabilidade ética e social? O objetivo da pesquisa envolve compreender as atribuições do profissional arquivista na perspectiva da responsabilidade ética e social, anteriores e posteriores a Lei de Acesso à Informação. Em termos metodológicos, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de níveis exploratórios e descritivos. A coleta de dados ocorrerá por meio de entrevistas estruturadas e analisadas através do método de interpretação de sentidos. A necessidade de compreensão desta nova dinâmica laboral do profissional arquivista de instituições públicas é essencial para visualizá-lo em seu contexto ético e social, o que pode conduzir à necessidade de atualização dos preceitos legais arquivísticos em seus múltiplos aspectos, sejam acadêmicos, laborais ou sociais, atendendo aos novos direcionamentos da Lei de Acesso à Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Carollyna de Bulhões Moreira Silva, UFPB

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Graduada em Arquivologia pela Universidade Estadual da Paraíba.

Joana Coeli Ribeiro Garcia, UFPB

Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação, com atuação na Graduação em Biblioteconomia e no Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal da Paraíba. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Coordenadora do Grupo de Pesquisa: Da informação ao conhecimento, cadastrado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Membro do Comitê Gestor do Programa de Bolsas de Iniciação Científica. Membro do Comitê Técnico Científico da revista DataGramaZero. Editor científico de Tendências da Pesquisa em Ciência da Informação. Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação e Biblioteconomia (Ancib).

Downloads

Publicado

2015-12-10

Edição

Seção

Pesquisas em andamento