As interconexões entre a gestão da informação e a gestão do conhecimento para o gerenciamento dos fluxos informacionais

Autores

  • Cássia Dias Santos Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Marta Lígia Pomim Valentim Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Resumo

Aborda as interconexões entre a gestão da informação e a gestão do conhecimento para o gerenciamento dos fluxos informacionais. A partir de uma revisão de literatura de modo a obter um embasamento que permita aclarar essa questão. Apresenta as peculiaridades que envolvem a gestão dos fluxos formais [gestão da informação] e dos fluxos informais [gestão do conhecimento], bem como os fatores que propiciam uma melhor compreensão no que tange ao foco da gestão da informação e da gestão do conhecimento. O gerenciamento eficiente dos fluxos informacionais demanda a necessidade de se implantar a gestão da informação e do conhecimento para sua real efetividade. Evidencia-se que esses dois modos de gestão se inter-relacionam de tal forma que, na ausência de uma a outra é afetada, repercutindo diretamente na gestão dos fluxos de informação e, assim, na capacidade de a organização gerar conhecimento e tomar decisões com diferencial competitivo.

Palavras-chave: Fluxos de Informação. Fluxos Informacionais. Gestão da Informação. Gestão do Conhecimento. Ambientes Organizacionais.

Texto completo em: http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/17897/12245

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássia Dias Santos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

 Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil.

Marta Lígia Pomim Valentim, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil. 

Publicado

2015-12-16

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos