Gestão da informação ou gestão do conhecimento? Percepção de profissionais da indústria de software de Santa Catarina

Visualizações: 11

Autores

  • Paulo Cristiano de Oliveira Universidade Federal da Santa Catarina
  • Angelina Uesato Oshiro Universidade Federal da Santa Catarina
  • João Artur de Souza Universidade Federal da Santa Catarina
  • Gertrudes Aparecida Dandolini Universidade Federal da Santa Catarina

Resumo

Os termos Gestão da Informação (GI) e Gestão do Conhecimento (GC) têm sido abordados na literatura a partir de diversas perspectivas. Entretanto, há convergência que a gestão de informações e do conhecimento auxilia na tomada de decisão eficiente, na otimização de recursos e na conseqüente melhoria do desempenho da organização. Este estudo de tem como objetivo verificar a percepção de profissionais da indústria de software em uma empresa de médio porte de Santa Catarina sobre GI e GC, a partir de critérios indicados pela literatura. Os resultados indicam que houve convergência dos participantes com a visão da literatura, em relação aos critérios “Fenômenos centrais” da GI, “Visibilidade dos fenômenos” da GI e da GC, “Processos críticos“ da GI e da GC, “Nível de centralidade para a gestão estratégica“ da GI, “Influência da cultura organizacional sobre processos e resultados“ da GC e “Possibilidade de gerenciamento“ da GI e da GC. Entretanto, não houve convergência dos participantes em relação aos critérios “Fenômenos centrais” da GC, “Nível de centralidade para a gestão estratégica“ da GC e “Influência da cultura organizacional sobre processos e resultados“ da GI. Este trabalho contribui para uma oportuna discussão, pois, ao passo que a inovação tem sido colocada como questão estratégica fundamental para a empresa, a contínua e dinâmica interação e gestão do conhecimento tácito e do conhecimento explícito ainda não estão suficientemente claras. Isso pode revelar que há terreno fértil para que sejam desenvolvidas ações específicas tanto no âmbito da GI, quanto da GC, a partir do melhor entendimento e da integração dos conceitos e práticas relacionados a cada um deles.

Palavras-chave: Gestão da Informação. Gestão do Conhecimento. Tecnologia da Informação. Desenvolvimento de Software.

Texto completo em: http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/16932/12248

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Cristiano de Oliveira, Universidade Federal da Santa Catarina

 Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal da Santa Catarina, Brasil. 

Angelina Uesato Oshiro, Universidade Federal da Santa Catarina

 Especialista em Engenharia de Projetos de Software pela Universidade Federal da Santa Catarina, Brasil. 

João Artur de Souza, Universidade Federal da Santa Catarina

 Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Santa Catarina, Brasil. Professor da Universidade Federal da Santa Catarina, Brasil. 

Gertrudes Aparecida Dandolini, Universidade Federal da Santa Catarina

 Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Santa Catarina, Brasil. 

Publicado

2015-12-16

Como Citar

Oliveira, P. C. de, Oshiro, A. U., Souza, J. A. de, & Dandolini, G. A. (2015). Gestão da informação ou gestão do conhecimento? Percepção de profissionais da indústria de software de Santa Catarina. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 10(2). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/26865

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos