Empreendedorismo e gestão do conhecimento no ramo farmacêutico: literatura comparada

Autores

  • Antonio Costa Gomes Filho Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Carlos Roberto Alves Universidade do Centro-Oeste
  • Claudineia de Lima Pereira Universidade do Centro-Oeste

Resumo

O objetivo deste artigo é encontrar pontos de conexão entre as literaturas de empreendedorismo e de gestão do conhecimento, levantando as características empreendedoras segundo a literatura da área de empreendedorismo, e também efetuando levantamento das habilidades e competências existentes na literatura sobre Gestão do Conhecimento, com vistas a uma comparação semântica. Os procedimentos são a pesquisa bibliográfica em livros, artigos, publicações periódicas e virtuais possibilitando conceituar o empreendedorismo e as características empreendedoras, as habilidades e competências sob a perspectiva da gestão do conhecimento voltadas para o ramo farmacêutico. Os resultados mostram um total de 73 documentos na biblioteca da instituição em que a pesquisa foi realizada. Na busca sistemática realizada na Internet, foram levantados os principais artigos publicados em revistas e anais de eventos preliminarmente elencados, que resultou num total de 55 artigos em revistas, 2 artigos em eventos, 10 teses e 50 dissertações que tratam sobre o assunto. Os resultados da análise da literatura mostram que as características empreendedoras são como sinônimos de habilidades, visto que o fato de se possuir características empreendedoras desenvolvidas não garante por si só o sucesso dos empreendimentos, que demandam ação, ou seja, a aplicação do conhecimento, e esse é o conceito de competência. Foram encontradas 14 características empreendedoras ou habilidades necessárias ao gestor do ramo farmacêutico.

Palavras-chave: Gestão do Conhecimento. Habilidades e Competências do Farmacêutico. Gestão Empreendedora.  

Texto completo em: http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/17516/13425

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Costa Gomes Filho, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Brasil. 

Carlos Roberto Alves, Universidade do Centro-Oeste

Doutor em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná, Brasil. Professor da Universidade do Centro-Oeste, Brasil. 

Claudineia de Lima Pereira, Universidade do Centro-Oeste

Bacharela em Administração pela Universidade do Centro-Oeste, Brasil. 

Publicado

2015-12-16

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos