A gestão de design no processo de inovação de uma indústria ultracentenária

Autores

  • Roger Costa Pellizzoni Universidade Federal de Santa Catarina
  • Francisco Antônio Pereira Fialho Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eugenio Andrés Diaz Merino Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

 A atuação do design tem adquirido relevância e abrangência inéditas. Há algumas décadas, a função do design era essencialmente operacional, restrita a perfis de empresas específicos. Hoje, contudo, tornouse um modelo de pensar e de gerir negócios, em diversos setores. Este estudo busca avaliar como se deu o processo de inserção da gestão de design em uma tradicional indústria de móveis e a sua contribuição na adoção de estratégias que permitiram o reposicionamento de marca e a expansão do mercado a partir de ações caracterizadas pela inovação. O desenvolvimento se dá a partir da realização de um estudo de caso na empresa Butzke Importação e Exportação Ltda., localizada na região do Vale do Itajaí, no Estado de Santa Catarina. Para a obtenção das informações acerca do estudo, utilizou-se a técnica de observação participante, além da realização de visitas técnicas e de entrevistas com os representantes da direção executiva e das gerências das áreas envolvidas. A análise e a síntese do material coletado por meio de trabalho de campo indicam que os conceitos vinculados ao design e à Gestão de Design não são totalmente desconhecidos para os entrevistados. Os resultados mostram que há uma semelhança significativa dos processos internos intuitivos da empresa em relação aos fundamentos teóricos do pensamento de design e da sua gestão.

Palavras-chave: Design. Gestão de design. Inovação. Indústria de móveis.

Texto completo em: http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/18584/13423

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roger Costa Pellizzoni, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Design e Expressão pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Francisco Antônio Pereira Fialho, Universidade Federal de Santa Catarina

 Doutor em Engenharia de Produção, Engenharia do Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. 

Eugenio Andrés Diaz Merino, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção, Engenharia do Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Publicado

2015-12-16

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos