Assistente de conhecimento conceitual como um sistema intencional para processos tutoriais em educação a distância

Autores

  • Luciano Frontino de Medeiros Centro Universitário Internacional
  • Alvino Moser Centro Universitário Internacional
  • Neri dos Santos Centro Universitário Internacional,

Resumo

Este artigo descreve o Assistente de Conhecimento Conceitual (ACC), uma ferramenta com arquitetura multiagente, construída para interação com o usuário através de processamento de linguagem natural, com o objetivo de fornecer conhecimentos relacionados a um domínio específico, tendo a finalidade de atuar como tutor de conteúdo em educação a distância. O ACC utiliza técnicas de busca aproximadas de termos a partir das perguntas fornecidas, processadas por uma camada de filtros, utilizando uma ponderação de métricas para classificação e armazenando novas perguntas caso não estejam na base de conhecimento de perguntas. O conhecimento é organizado na forma de ontologias, com a estrutura de metaconhecimento baseada na tríade objeto-atributo-valor. Como referenciais teóricos, são citados a Inteligência Artificial, a interação humano-computador e os sistemas intencionais de Dennett. Na sequência, descreve-se a estrutura e funcionamento do ACC mostrando a interação entre os agentes e exemplificando com uma conversação típica de um processo de tutoria de conteúdo. Ao final, propõe-se uma discussão sobre aspectos relacionados ao escopo e utilidade da ferramenta, bem como do papel a ser desempenhado pelo professor, concebido no contexto do ACC como um engenheiro de conhecimento e um planejador pedagógico. Nas considerações finais consta o estado atual da pesquisa.

Palavras-chave: Inteligência Artificial. Sistemas Tutoriais Inteligentes. Ontologias. Sistemas Intencionais. Educação a Distância.

Texto completo em: http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/18971/13427

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Frontino de Medeiros, Centro Universitário Internacional

Luciano Frontino de Medeiros Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professor do Centro Universitário Internacional, Brasil. 

Alvino Moser, Centro Universitário Internacional

Doutor em Ética pela Université Catholique de Louvain, Bélgica. Professor do Centro Universitário Internacional, Brasil. 

Neri dos Santos, Centro Universitário Internacional,

Doutor em Ergonomie de l'Ingenierie pelo Conservatoire National des Arts et Metiers, França. Professor do Centro Universitário Internacional, Brasil. 

Publicado

2015-12-16

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos