Escola Nossa Senhora Aparecida: um movimento histórico de luta por escola

Visualizações: 10

Autores

  • Vagner Luiz Kominkiéwicz Universidade Federal de Santa Catarina
  • Jéferson Silveira Dantas Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Resumo O referido artigo trata da história da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida, localizada no município de Passos Maia/SC. A escola tem em sua gênese a vinculação com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST. A questão central deste estudo é a omnilateralidade da educação no contexto da luta por escola considerando a educação no MST. Seus objetivos fundamentais são: compreender os elementos que compõe a formação omnilateral em Marx; delinear as principais linhas políticas e os princípios filosóficos e pedagógicos básicos da educação no MST; analisar o movimento da trajetória histórica da escola atentando para os avanços obtidos, bem como os retrocessos tendo como base as linhas políticas; e os princípios da educação no MST bem como a educação omnilateral.

Palavras-chave: Educação omnilateral. Movimento Sem Terra. Formação humana.

Texto completo em: http://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724614262013187/2570

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vagner Luiz Kominkiéwicz, Universidade Federal de Santa Catarina

Vagner Luiz Kominkiéwicz Especialista em Ciências Humanas e Sociais para escolas do campo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Jéferson Silveira Dantas, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação. Professor no Departamento de Estudos Especializados em Educação (EED/CED/UFSC).

Publicado

2015-12-17

Como Citar

Kominkiéwicz, V. L., & Dantas, J. S. (2015). Escola Nossa Senhora Aparecida: um movimento histórico de luta por escola. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 10(2). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/26882

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos