A aplicabilidade da ferramenta Balanced Scorecard – BSC em uma biblioteca universitária

Visualizações: 12

Autores

  • Ludmila Aparecida Scardoelli FEAD – BH/MG
  • Marta Alves de Souza FEAD – BH/MG.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi verificar como a ferramenta BSC (Balanced Scorecard) pode auxiliar no planejamento e administração de uma unidade de informação que, neste caso, trata-se de uma biblioteca universitária. Descreve a gênese do Balanced Scorecard – BSC, qual é a definição dada pelos estudiosos desta ferramenta, seus objetivos, o que o BSC agrega como ferramenta gerencial, como o mesmo pode produzir vantagem competitiva em um ambiente organizacional e quais são os desafios encontrados pelos profissionais para a construção de um BSC bem-sucedido. A abordagem metodológica adotada foi bibliográfica e descritiva, por meio de um estudo de caso. Concluiu-se que a aplicabilidade do Balanced Scorecard em uma biblioteca universitária é possível e que o BSC tem pilares que podem auxiliar os bibliotecários na gestão da referida instituição.

Palavras-chave: Balanced Scorecard; BSC; Planejamento; Biblioteca universitária; Biblioteca.

Texto completo em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/moci/article/view/1971/1229

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ludmila Aparecida Scardoelli, FEAD – BH/MG

Graduanda em Administração de Empresas da FEAD – BH/MG. Brasil.

Marta Alves de Souza, FEAD – BH/MG.

Mestre em Administração e Planejamento de Sistemas de Informação. Professora do Curso de Administração de Empresas da FEAD – BH/MG.

Publicado

2015-12-17

Como Citar

Scardoelli, L. A., & Souza, M. A. de. (2015). A aplicabilidade da ferramenta Balanced Scorecard – BSC em uma biblioteca universitária. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 10(2). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/26903

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos