Dinâmica política e transformações internacionais: os desafios da cooperação internacional em Ciência e Tecnologia no Brasil

Autores

  • Maria Conceição da Costa Universidade Estadual de Campinas
  • Amanda Almeida Domingues Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Este trabalho apresenta a evolução histórica da cooperação internacional em Ciência e Tecnologia (C&T) no Brasil, relacionando-a às principais transformações internacionais nas relações entre os Estados e avalia criticamente algumas políticas recentes, apontando os desafios que permanecem no âmbito da cooperação internacional em C&T brasileira. A principal contribuição deste trabalho consiste na reflexão de que os desafios enfrentados pela colaboração internacional hoje advêm menos da dinâmica científica do que da política e não têm raízes internacionais.

Palavras-chave: Ciência e Tecnologia; Cooperação Internacional; Políticas Públicas.

Texto completo em: http://revista.ibict.br/liinc/index.php/liinc/article/view/714/496

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Conceição da Costa, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Livre Docente Professora Associada do Departamento de Política Científica e Tecnológica. Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Geociências, Departamento de Política Científica e Tecnológica.

Amanda Almeida Domingues, Universidade Estadual de Campinas

Mestranda em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas. Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Departamento de Política Científica e Tecnológica.

Publicado

2015-12-17

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos