Memória de poetas populares na internet: Uso da plataforma wordpress na preservação e acesso a artefatos poéticos da literatura de cordel brasileira

Autores

  • Maria Elizabeth Baltar Carneiro Albuquerque Universidade Federal da Paraíba
  • Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira Universidade Federal da Paraíba
  • Sale Mário Gaudêncio Universidade Federal Rural do Semiárido (BCOT/UFERSA)

Resumo

Este artigo apresenta como temática central a memória de poetas populares na internet, tendo como objetivo basilar preservar a memória da poesia popular, particularmente a memória da vida e obra de seus autores, por meio da adoção de recursos tecnológicos, neste caso do uso do WordPress com vistas a viabilizar a preservação e o acesso a artefatos poéticos da literatura de cordel. Metodologicamente, a investigação ocorreu em duas fases: a fase 1, de caráter estritamente documental e bibliográfico; e a fase 2, de natureza aplicadaConclui-se que o uso de ferramentas online pode viabilizar a preservação e o acesso aos artefatos da memória coletiva da poesia popular e, de algum modo, fazer ecoar as vozes silenciadas por processos coercitivos ou não, considerando que o cordel possui uma linguagem crítica do social. Nesse sentido, espera-se contribuir para induzir, em outros contextos, novas experiências de preservação da memória da cultura popular, que é também cultura nacional.

Palavras-chave: Memória Coletiva; BlogosferaCultura Popular; Poesia Popular; Artefato Poético.

Texto completo em: http://revista.ibict.br/liinc/index.php/liinc/article/view/783/540 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Elizabeth Baltar Carneiro Albuquerque, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Letras pela UFPB. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB).

Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Letras pela UFPB. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB).

Sale Mário Gaudêncio, Universidade Federal Rural do Semiárido (BCOT/UFERSA)

Mestre em Ciência da Informação pela UFPB. Bibliotecário-Documentalista da Biblioteca Central Orlando Teixeira da Universidade Federal Rural do Semiárido (BCOT/UFERSA).

Publicado

2015-12-17

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos