A cultura da convergência midiática e a fábula da autonomia: uma breve discussão no paradigma tecnológico

Autores

  • Mario Gouveia Junior Universidade do Porto e Universidade de Aveiro

Resumo

 Discute o papel dos usuários e suas práticas de colaboratividade em nível web 2.0 dentro do paradigma tecnológico e da cultura de convergência midiática. Trata-se de uma investigação epistemológica, respaldada numa revisão da literatura. Como resultados, percebe-se que o ato de compartilhar ainda se depara com a ideia de que a informação é sinônimo de poder. E, nessa perspectiva, o protagonismo do usuário diante das plataformas digitais deve ser verificado com cautela, tendo em vista a supremacia de grandes empresas da web que atuam de modo a restringir as pretensas liberdades infocomunicacionais, ao mesmo tempo que garantem zonas de influência específicas, nas quais a confiança na sistematização das respostas é quase que comparável ao “fio de Ariadne”.

Palavras-chave: Convergência Midiática. Web 2.0. A Fábula da Autonomia. Usuários. Colaboratividade.

Texto completo em: http://revista.ibict.br/liinc/index.php/liinc/article/view/734/524

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mario Gouveia Junior, Universidade do Porto e Universidade de Aveiro

Doutorando em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto e Universidade de Aveiro. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialista em Cultura Pernambucana. Licenciado em História pela UFPE.

Publicado

2015-12-17

Como Citar

Gouveia Junior, M. (2015). A cultura da convergência midiática e a fábula da autonomia: uma breve discussão no paradigma tecnológico. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 10(2). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/26936

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos