Repositórios de Recursos Educacionais Livres: bases teóricas para o desenvolvimento da pesquisa

Visualizações: 13

Autores

  • Nysia Oliveira de Sá UFRJ

Resumo

Discorre sobre o aporte teórico que embasou tese de doutorado, cujo objetivo geral foi investigar as expectativas dos docentes que atuam como conteudistas nos cursos de educação a distância (EaD) em relação aos repositórios de recursos educacionais livres (RREL). Busca-se ressaltar os aspectos principais que nortearam o desenvolvimento da pesquisa no que tange, especificamente, às questões que envolvem o uso desse recurso de informação. Os resultados apontam para a necessidade de o governo incentivar a adoção de licenças abertas para elaboração de recursos educacionais livres, fomentar investimentos públicos para o desenvolvimento de pesquisas nessa área. Já no âmbito acadêmico é necessário promover amplo debate, de modo a elaborar diretrizes para formulação de política com objetivo de implantar RREL, além de desenvolver programas de incentivos e benefícios para progressão acadêmica do docente envolvido com pesquisas em RREL. Por fim, há que se incentivar o trabalho colaborativo para elaboração de recursos educacionais livres bem como a participação das bibliotecas universitárias na gestão dos RREL, tendo em vista a experiência na implantação de bibliotecas digitais e repositórios institucionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nysia Oliveira de Sá, UFRJ

Professora adjunta do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-12-17

Como Citar

Sá, N. O. de. (2015). Repositórios de Recursos Educacionais Livres: bases teóricas para o desenvolvimento da pesquisa. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 10(2). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/26942

Edição

Seção

Artigos de revisão