Relato sobre a PBCIB em seu 10o. ano de publicação

Autores

  • Gustavo Henrique de Araújo Freire UFRJ
  • Isa Maria Freire UFPB
  • Vania Maria Rodrigues Hermes de Araújo IBICT

Resumo

Compartilha resultados do projeto de pesquisa “Publicação da Revista Pesquisa Brasileiro em Ciência da Informação e Biblioteconomia no Portal de Periódicos da UFPB”, em curso no âmbito do Projeto de Tecnologias Intelectuais – LTi do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Apresenta uma breve abordagem da editoração científica, destacando a Open Archives Initiative, destacando que essas iniciativas asseguram o acesso livre à informação, na medida em que facilitam a comunicação científica. Relata a publicação das mídias sociais virtuais vinculadas à PBCIB, integrando ações de mediação, definidas pelo campo da comunicação científica, e ações formativas, por se constituir em espaço de ensino em níveis de graduação e pós-graduação. Descreve e analisa as estratégias para uma maior aproximação com seu público-alvo ― a comunidade acadêmica da Ciência da Informação no Brasil ― através das mídias sociais Facebook e Twitter.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Henrique de Araújo Freire, UFRJ

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Editor da revista Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia - PBCIB, Brasil.

Isa Maria Freire, UFPB

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Vania Maria Rodrigues Hermes de Araújo, IBICT

Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Editora da revista Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia - PBCIB, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-12-17

Edição

Seção

Memória