Alz Memory – um aplicativo móvel para treino de memória em pacientes com Alzheimer

Autores

  • Julie Caron Universidade de Passo Fundo (UPF), Instituto de Ciências Exatas e Geociências. Passo Fundo, RS, Brasil.
  • Daiana Biduski Universidade de Passo Fundo (UPF), Instituto de Ciências Exatas e Geociências. Passo Fundo, RS, Brasil.
  • Ana Carolona Bertoletti de Marchi Universidade de Passo Fundo (UPF), Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada, Programa de PósGraduação em Envelhecimento Humano. Passo Fundo, RS, Brasil.

Resumo

O Alzheimer é uma demência caracterizada pelo prejuízo cognitivo, que tem como principal característica o declínio da memória no primeiro estágio da doença. Sabe-se que o Alzheimer ainda não possui cura, mas existem tratamentos para retardar o seu avanço, como o treino de memória. Este artigo tem como objetivo apresentar o Alz Memory, um jogo desenvolvido para estimular a memória de pacientes com Alzheimer, com vistas a minimizar os efeitos da doença sobre ela. Para o desenvolvimento do aplicativo foram utilizados: a linguagem HTML5, as folhas de estilo CSS3, o JavaScript, a biblioteca jQuery e o framework PhoneGap. Os resultados da avaliação preliminar de usabilidade realizada permitiram identificar que os aspectos facilidade de uso, tamanho das letras e imagens, funcionalidades do aplicativo, navegação, controle do usuário, cores e motivação para o uso de outras tecnologias, considerados para o desenvolvimento do jogo, são válidos.

Palavras-chave: Saúde do idoso; Serviços de saúde para idosos; Doença de Alzheimer; Jogos de vídeo; Informática em saúde; Transtornos da memória; Tecnologia biomédica.

Disponível em: http://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/964/pdf_341

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2015-12-18

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos