A análise de redes sociais como ferramenta para o mapeamento de relações entre atores sociais de um projeto de extensão universitária

Autores

  • Mônica de Caldas Rosa dos Anjos Universidade Federal do Paraná, Departamento de Nutrição, Curitiba, Paraná, Brasil.
  • Walter Antonio Bazzo Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Engenharia Mecânica, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
  • Adilson dos Anjos Universidade Federal do Paraná, Departamento de Estatística, Curitiba, Paraná, Brasil.
  • Giovani Roveroto HSBC Bank Brasil S.A., Curitiba, Paraná, Brasil.
  • Juliana Dubinski Witkoski HSBC Bank Brasil S.A., Curitiba, Paraná, Brasil.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o resultado de uma investigação, feita por meio da análise de redes sociais (ARS), a fim de compreender como as relações entre os sujeitos envolvidos direta e/ou indiretamente em um projeto de extensão universitária foram estabelecidas. O projeto de extensão, vinculado a uma universidade paranaense, utilizou a pedagogia freireana como forma de promover a construção coletiva do conhecimento, a partir da realização de rodas de conversa e oficinas de capacitação técnica. As atividades do projeto foram acompanhadas durante nove meses, e analisadas em duas etapas: a etapa inicial, referente à sua estruturação, e a etapa final, referente às relações estabelecidas entre os atores sociais - professores, estudantes e membros das comunidades. Por meio da ARS, foi possível identificar os atores principais, bem como as relações estabelecidas entre os mesmos. Percebeu-se ainda que o modelo de estruturação do projeto promoveu interações entre os atores, permitindo a disseminação da informação sobre Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.

Palavras-chave: Comunicação em saúde; Informação; Redes comunitárias; Rede social; Relações comunidade-instituição; Análise de redes sociais.

 

Dipsonível em: http://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/628/pdf_2

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2015-12-18

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos