Acessibilidade na biblioteca do IFAM/Campus Manaus Centro

Autores

  • Elaine Maria Bessa Rebello Guerreiro IFAM
  • Odimar José Ferreira Porto IFAM
  • josé Ribamar de Abreu Cardoso IFAM
  • Eliana Freitas Valentim IFAM
  • Raele Coelho da Silva IFAM

Resumo

Este projeto de extensão se propôs observar e levantar as condições de acessibilidade da Biblioteca Paulo Sarmento, do IFAM/CMC, quanto aos aspectos arquitetônicos e comunicacionais, de mobiliário e equipamentos, procedimentos nas informações e recursos para o atendimento da pessoa com deficiência. A proposta foi vivenciar com os alunos bolsistas o atendimento dos usuários em uma biblioteca, à luz da NBR 9050/2004 e Portaria n° 3.284/2003. Esta experiência foi compartilhada com os próprios funcionários da biblioteca alvo e uma instituição de ensino da rede privada. Os resultados apontaram para a não conformidade da biblioteca, com relação à acessibilidade, em face da legislação vigente selecionada.

Palavras-Chave: Biblioteca acessível. Educação inclusiva. Inclusão escolar. Educação Especial

Disponível em: http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1008/pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Maria Bessa Rebello Guerreiro, IFAM

Prof.ª. Dra. do Mestrado Profissional de Ensino Tecnológico– MPET do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Av. 7 de setembro, 1975 – Centro, Manaus, Amazonas

Odimar José Ferreira Porto, IFAM

2 Bacharel em Biblioteconomia, MSC. Coordenador do Centro de Informação e Documentação CMC, Professor do Pronatec e EAD do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Av. 7 de setembro, 1975 – Centro, Manaus, Amazonas. Tel.: (92) 3621-6762. Professor da Secretaria Municipal de Educação de Manaus – SEMED, Escola Municipal. Prof. Joaquim Gonzaga Pinheiro. Rua Voluntários da Pátria, s/n, Vila da Prata, Manaus, Amazonas.

josé Ribamar de Abreu Cardoso, IFAM

Prof. MSC. da Gerência Educacional da Área de Serviços – GEAS, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Av. 7 de setembro, 1975 – Centro, Manaus, Amazonas

Eliana Freitas Valentim, IFAM

Graduanda em Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Av. 7 de setembro, 1975 – Centro, Manaus, Amazonas. Bolsista do Projeto de Extensão.

Raele Coelho da Silva, IFAM

Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Av. 7 de setembro, 1975 – Centro, Manaus, Amazonas. Bolsista do Projeto de Extensão.

Publicado

2015-12-18

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos