O perfil das bibibliotecas universitárias federais do Brasil mediante a oferta de e-books

Autores

  • Jordan Paulesky Juliani UDESC
  • Daniele Feldman UDESC
  • Graziela dos Santos Lima UDESC

Resumo

O aparecimento e a crescente popularidade dos e-booksrepresentam um desafio para as bibliotecas no sentido de assegurar sua função original de preservação e disseminação da informação. Ao mesmo tempo, este suporte representa uma alternativa para as bibliotecas universitárias manterem-se atuantes e inovadoras, atendendo às expectativas dos seus usuários. Este artigo objetiva efetuar um breve levantamento acerca das universidades federais no Brasil, com o intuito de identificar o perfil de suas bibliotecas mediante a oferta de e-books. Para alcançar este objetivo, foi realizada uma pesquisa qualiquantitativa do tipo descritiva. Para a análise de dados, foi empregada a geração e análise de clusters. Como resultados, foram encontrados 3clusters (agrupamentos das bibliotecas). Apesar de constatar que 42% das unidades de informação estudadas não possuem ainda este suporte no seu acervo, percebe-se, de forma geral, que as Bibliotecas Universitárias Brasileiras estão aderindo às novas formas de disseminação da informação.

Palavras-chave: Bibliotecas Universitárias Federais. Acervo Digital. E-books

Dsponível em: http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1018/pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jordan Paulesky Juliani, UDESC

Professor do Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação (PPGInfo) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Mestre em Engenharia de Produção (UFSC). Graduado em Administração (UFSC) e Ciência da Computação (Univali).

Daniele Feldman, UDESC

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação (PPGInfo) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bacharel em Biblioteconomia (UDESC).

Graziela dos Santos Lima, UDESC

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação (PPGInfo) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bacharel em Biblioteconomia (UDESC).

Publicado

2015-12-18

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos