A contribuição da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações na disseminação do conhecimento nas áreas de Humanas e Sociais

Autores

  • Josimara Dias Brumatti Universidade Federal Fluminense - UFF

Resumo

O conhecimento produzido nos cursos de mestrado e doutorado está registrado nas teses e dissertações produzidas pelo corpo discente. Várias pesquisas realizadas nas áreas de Humanas e Sociais são financiadas com verba pública, assumindo os autores dos trabalhos o compromisso de tornar pública a sua produção para a sociedade. Dentre os meios disponíveis de divulgação da produção acadêmica, a Biblioteca Digital de Teses e Dissertação (BDTD) é uma iniciativa agregadora do conhecimento, disponibilizando a informação num único lugar, facilitando ao usuário encontrar a informação desejada. Com esse objetivo, buscou-se analisar a contribuição da BDTD das áreas de Humanas e Sociais na disseminação do conhecimento produzido na Universidade Federal Fluminense (UFF), no âmbito local e nacional, dada a maior visibilidade dos trabalhos. Evidenciou-se a necessidade de maior proximidade entre a biblioteca e as coordenações de pós-graduação, para a manutenção e desenvolvimento da BDTD - UFF, bem como uma maior conscientização dos autores dos trabalhos sobre a importância da BDTD para a disseminação do conhecimento produzido. Indicou-se a adoção de uma política mandatória para depósitos dos trabalhos defendidos na instituição.

Palavras-chave: Biblioteca digital de teses e dissertações. Ciências Humanas e Sociais. Disseminação do conhecimento. Acesso Livre.

Disponível em: http://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/309/399

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2015-12-18

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos