Os estilos de funcionamento da liderança nas bibliotecas universitárias do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal da Bahia (SIBI/UFBA): um estudo sobre o Poder organizacional em Unidades de Informação
Visualizações: 47Resumo
Demonstra os resultados de uma Tese acerca dos estilos de funcionamento da liderança nas Bibliotecas Universitárias do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal da Bahia (SIBI/UFBA). Para tanto, a coleta de dados se deu através da aplicação de 4 (quatro) questionários aos bibliotecários-chefe das 4 (quatro) Bibliotecas Universitárias do SIBI/UFBA e o tratamento dos dados foi feito em Planilha Excel. Conclui-se, dentre outras, que os bibliotecários-chefe do SIBI/UFBA podem reunir em suas equipes diversas habilidades complementares que proporcionem desempenhos que sejam superiores aos desempenhos individuais. Desta forma são compartilhadas informações, responsabilidades e a colaboração, que garantem a geração de confiança da equipe em seu líder. É necessário também que sejam desenvolvidos o autoconhecimento e a percepção do ambiente externo através do aprendizado contínuo, melhoria dos relacionamentos, da capacidade criativa e de inovação, afinal a capacidade de condução de equipes auxilia na promoção da criatividade, ruptura do isolamento e incentivo ao trabalho multifuncional.
Palavras-chave: Poder; Sistema de Bibliotecas - UFBA; Biblioteca universitária - Poder organizacional; Biblioteca universitária - Liderança.