O PARADIGMA SOCIAL DA INFORMAÇÃO E AS TEORIAS SOCIAIS: relações e contribuições

Autores

  • Flávia Moraes Moreira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Adriana Bogliolo Sirihal Duarte Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Resumo

A partir dos estudos de dissertação da autora e de uma disciplina oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (UFMG), em 2015, buscou-se a compreensão do atual panorama dos estudos do paradigma social dentro de estudos de usuários, a fim de avaliar as diversas formas de adotá-lo e desenvolvê-lo na pesquisa de mestrado. Com a realização de uma revisão teórica dos assuntos abordados, o objetivo é identificar de que forma os estudos do paradigma social e os estudos das teorias sociais podem ser relacionados, a fim de contribuir para o desenvolvimento um do outro. Observou-se que as teorias sociais do interacionismo simbólico e da etnometodologia possuem intrínseca relação com os princípios defendidos pelo paradigma social de estudos de usuários, identificando-se uma contribuição importante das teorias sociais enquanto aporte teórico e metodológico para o desenvolvimento do paradigma social dentro dos Estudos de Usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Moraes Moreira, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2010). Especialista em Gestão Estratégica da Informação pelo Núcleo de Informação Tecnológica e Gerencial (NITEG) da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2013). Mestranda em Ciência da Informação PPGCI/UFMG. Jornalista na TV UFMG, atua como Coordenadora de Produção da TV Universitária.

Adriana Bogliolo Sirihal Duarte, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Minas Gerais. 

Downloads

Publicado

2016-07-26

Edição

Seção

Pesquisas em andamento