O ciclo vital dos documentos no âmbito da Arquivologia: surgimento, disseminação e interpretações

Autores

  • Cássio Murilo Alves Costa Filho Universidade de Brasília (UnB)
  • Renato Tarciso Barbosa de Sousa Universidade de Brasília (UnB)

Resumo

Analisa o contexto de surgimento do ciclo vital dos documentos, sua disseminação e interpretações realizadas por relevantes teóricos da Arquivologia. O surgimento do ciclo vital dos documentos está diretamente ligado ao contexto administrativo estadunidense e associado a uma proposta de operacionalização da gestão de documentos. A consolidação do ciclo vital dos documentos está vinculada ao atendimento das demandas práticas contingenciais do período, sobretudo em relação ao tratamento do grande volume de documentos produzidos. A criação de records centers, depósitos de arquivamento intermediário, mostra-se fundamental para a configuração do ciclo vital, sendo uma fase presente em quase todas as interpretações verificadas. A partir das interpretações investigadas, é proposta a sistematização dessas em duas abordagens, local-cronológica e de gestão documental. Constata-se que a noção de três idades documentais pode ser considerada uma interpretação do ciclo vital. Verificamos a constante utilização de analogias como recurso de facilitação do entendimento das fases e respectivas operações. Pode-se constatar que o ciclo vital dos documentos e sua interpretação mais renomada, a teoria das três idades, são conceitos fundamentais no âmbito da Arquivologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássio Murilo Alves Costa Filho, Universidade de Brasília (UnB)

Graduado em Arquivologia pela Universidade de Brasília (UnB). Mestrando em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UnB.

Renato Tarciso Barbosa de Sousa, Universidade de Brasília (UnB)

Professor da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Brasília (UnB).

Downloads

Publicado

2016-07-27

Edição

Seção

Pesquisas em andamento