A metamorfose dos instrumentos arquivísticos de referência na era digital

Autores

  • Eliezer Pires da Silva UNIRIO
  • Bianca da Costa Maia Lopes UNIRIO/IBICT

Resumo

Com o advento da chamada Web 2.0, novas possibilidades de mediação da informaçãoestimulam uma nova geração de instrumentos arquivísticos de referência. O presente artigoaborda o impacto da era digital sobre os instrumentos arquivísticos de referência naperspectiva analítica de conteúdo e estrutura dos sítios eletrônicos de três instituiçõesarquivísticas públicas. O caminho metodológico foi, por um lado, discutir esses instrumentosdiante da era digital partindo-se de revisão bibliográfica; por outro, analisar os instrumentosde referência online de três instituições: o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, oArquivo Público do Estado do Rio de Janeiro e o Arquivo Nacional do Brasil. Os resultadosapontam para a incorporação de recursos tecnológicos renovando a forma pela qual osusuários interagem com as instituições arquivísticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliezer Pires da Silva, UNIRIO

Graduado em Arquivologia e mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense. Doutor em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. É professor Adjunto do Departamento de Estudos e Processos Arquivísticos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e arquivista do Arquivo Nacional. Atual Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos da UNIRIO

Bianca da Costa Maia Lopes, UNIRIO/IBICT

Graduada em Comunicação Social - Radialismo pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - ECO/UFRJ (2005), graduanda em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pelo IBICT. 

Downloads

Publicado

2016-07-26

Edição

Seção

Pesquisas em andamento