A práxis acadêmica de inovação sob a ótica das competências em informação

Autores

  • Thais Elaine Vick Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professora do Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, Brasil.
  • Marcelo Seido Nagano Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professor do Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, Brasil.

Resumo

O objetivo deste estudo é investigar como as competências em informação (CI) influenciam o trabalho de equipes acadêmicas em projetos de inovação, no momento em que essas criam conhecimento. Para compor o estudo, foram selecionadas 20 equipes de projetos pertencentes ao Programa Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) no Brasil. Por meio da análise de conteúdo categorial, são observados atributos da CI e possíveis relações com os modos de conversão de conhecimento. A escolha deste tema justifica-se pela carência de pesquisas empíricas com tratamento especial para cada modo específico de conversão do conhecimento, bem como pelo fato de que as chaves para compreender os sucessos e as falhas na criação de conhecimento por equipes de inovação são a identificação e a avaliação de condições prévias, necessárias para que o esforço prospere. Dentre os principais resultados, destaca-se a estreita ligação entre a CI e a combinação de conhecimento pelas equipes inovadoras.

Palavras-chave: Competência informacional. Criação de conhecimento. Equipe de inovação.

Link: http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/139/13750

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2016-07-27

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos