O trabalho em rede na organização e nos serviços de informação: mapeamento e caracterização

Autores

  • Diemy Lucimara de Souza Universidade Federal de Minas Gerais
  • Cristina Dotta Ortega Universidade Federal da Minas Gerais

Resumo

Iniciativas de trabalho em rede na organização e nos serviços de informação têm marcado a prática bibliotecária, em função do reconhecimento das vantagens advindas do compartilhamento de esforços. O objetivo deste trabalho é identificar, mapear e caracterizar os modelos de trabalho em rede adotados nos processos de organização e nos serviços de informação, a partir do levantamento, da conceituação e da comparação entre tipos de redes, visando promover maior compreensão sobre o tema. Por meio de revisão de literatura, apresentamos algumas definições, realizamos uma breve cronologia e exploramos propostas de classificação de tipologias de trabalho em rede. Alguns exemplos, considerados significativos são também apresentados. Finalizamos apresentando questões a serem exploradas e relatando algumas reflexões decorrentes do percurso da pesquisa.

Palavras-chave: Trabalho em rede. Organização da informação. Serviços de informação. Catalogação cooperativa. Redes de informação.

Link: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/moci/article/view/2552/1630

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diemy Lucimara de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em Biblioteconomia pela ECI/UFMG. Discente de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência do Ensino Superior, no Instituto Superior de Educação Santo Agostinho, em Montes Claros, MG.

Cristina Dotta Ortega, Universidade Federal da Minas Gerais

Professora adjunta da ECI/UFMG.

Publicado

2016-07-27

Como Citar

Souza, D. L. de, & Ortega, C. D. (2016). O trabalho em rede na organização e nos serviços de informação: mapeamento e caracterização. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 11(1). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/29587

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos