Mediação científica em museus de ciência e tecnologia: abordagem acerca da coleção de instrumentos científicos de Claude Henri Gorceix

Autores

  • Carlos Augusto Ribeiro Jotta

Resumo

Trata-se de um estudo de caso sobre a coleção de instrumentos científicos de Claude Henri Gorceix, fundador da Escola de Minas de Ouro Preto, onde se localiza o Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP. Esse trabalho objetiva desenvolver um estudo e análise do papel da Gestão da Informação acerca da coleção elencada para identificar as estratégias de mediação científica no Museu e sua relação com a comunicação museológica. Por meio da análise de três categorias função,significado e contexto museológico sobre os objetos da coleção serão reunidas as informações e sistematizadas, com o objetivo de contribuir para as estratégias de mediação cientifica empregada na exposição dessa coleção. A análise das informações mapeadas aponta que a mediação científica a ser empregada na coleção de Claude Henri Gorceix poderá abarcar outros aspectos sobre os instrumentos científicos.

Palavras-chave: Museus de Ciência e Tecnologia. Gestão da informação. Instrumentos científicos. Mediação.

Link: http://racin.arquivologiauepb.com.br/edicoes/v3_n2/racin_v3_n2_artigo01.pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Augusto Ribeiro Jotta

Ex-bolsista do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) em parceria com o Programa Ibermuseus. Atua nas áreas de Ciência da Informação e Museologia com ênfase nos seguintes temas: pesquisa científica, preservação e conservação de bens culturais, patrimônio cultural, documentação museológica história da ciência, gestão e formação de coleções. Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bacharel em Museologia pela Universidade Federal de Ouro Preto atual Escola de Direito Turismo e Museologia (EDTM-UFOP).

Publicado

2016-07-27

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos