Os interagentes da Biblioteca de Referência NEAB/UDESC: avaliação de biblioteca especializada em temática africana, afro-brasileira e indígena

Autores

  • Paulino Jesus Francisco Cardoso Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Franciéle Carneiro Garcês da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Amabile Costa Estado de Santa Catarina
  • Graziela Santos Lima Estado de Santa Catarina

Resumo

Este trabalho visa identificar os interagentes da Biblioteca de Referência do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e verificar suas necessidades informacionais em relação à temática africana, afro-brasileira e indígena. Como método de coleta de dados foi elaborado um questionário contendo 16 perguntas no Google Drive e enviado para o e-mail dos interagentes. Dos 192 interagentes da Biblioteca, 25 (13%) responderam as perguntas. Analisando os resultados observou-se que em relação ao perfil dos interagentes, a maioria é do sexo feminino e estão inseridas no ensino superior; os hábitos de leitura dos interagentes é de um material por semana, e apresentam-se satisfeitos com o atendimento, o acervo e utilizam os materiais disponíveis no perfil da Biblioteca no Facebook. Concluímos que a Biblioteca de Referência NEAB/UDESC tem atendido às demandas informacionais dos seus interagentes, contribui para a disseminação de informações sobre as populações de origem africana e afro-brasileira e assim incentiva a prática do respeito à diversidade cultural, à promoção de igualdade e o combate ao racismo e preconceito.

Palavras-chave: Biblioteca especializada. Interagentes. Temática africana e afro-brasileira. Indígenas

Link: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1122/pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulino Jesus Francisco Cardoso, Universidade do Estado de Santa Catarina

Docente do Departamento de História - Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB/UDESC). Coordenador do Projeto Biblioteca de Referência NEAB/UDESC.

Franciéle Carneiro Garcês da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

Acadêmica do Curso de Biblioteconomia - Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bolsista do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB/UDESC) e do projeto Biblioteca de Referência NEAB/UDESC.

Amabile Costa, Estado de Santa Catarina

Acadêmica do Curso de Biblioteconomia - Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bolsista do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB/UDESC) e do projeto Biblioteca de Referência NEAB/UDESC.

Graziela Santos Lima, Estado de Santa Catarina

Graduada em Biblioteconomia - Gestão da Informação, Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPInfo) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Pesquisadora associada do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB/UDESC) e voluntária no projeto Biblioteca de Referência NEAB/UDESC.

Publicado

2016-07-27

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos