O bibliotecário enquanto agente cultural: experiências apresentadas no XXV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação

Autores

  • Viviane Assis Delfino Universidade Federal do Espírito Santo
  • Lucas Martins Izoton Universidade Federal do Espírito Santo
  • Eduardo Valadares Silva Prefeitura Municipal de Vitória

Resumo

O presente trabalho trata sobre o papel transformador que o bibliotecário pode exercer na sociedade como agente cultural. São discutidas as diferenças entre ação cultural, animação cultural e fabricação cultural, dando ênfase às potencialidades da ação cultural. Para demonstrar como pode se desenvolver a atuação do bibliotecário como agente cultural, são apresentados relatos de experiência desses profissionais que atuam em diversas categorias de bibliotecas, tomando como fonte de informação os trabalhos apresentados no Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação no ano de 2013. O estudo caracteriza-se como pesquisa bibliográfica qualitativa, a partir da qual, constata-se que a prática da ação cultural entre os bibliotecários, apesar de fundamental para a sociedade, é pouco discutida e aplicada, se considerada a sua potencialidade como instrumento de transformação social.

Palavras-chave: Ação cultural. Bibliotecário. Biblioteca.

Link: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1112/pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Assis Delfino, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduanda em Biblioteconomia pela UFES.

Lucas Martins Izoton, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduando em Biblioteconomia pela UFES.

Eduardo Valadares Silva, Prefeitura Municipal de Vitória

Mestre em Educação; Professor substituto do Departamento de Biblioteconomia da UFES; Bibliotecário da Prefeitura Municipal de Vitória; Delegado do CRB-6ª Região.

Publicado

2016-07-27

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos