O pensamento funcionalista na Arquivologia, na Biblioteconomia e na Museologia

Autores

  • Carlos Alberto Ávila Araújo Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Neste texto são apresentadas as formulações teóricas presentes nos campos da Arquivologia, da Biblioteconomia e da Museologia, inspiradas por uma perspectiva funcionalista. Num primeiro momento apresenta-se o movimento intelectual do funcionalismo e o contexto de formação disciplinar das três áreas. A seguir, são apresentadas as manifestações funcionalistas em cada uma delas. Conclui-se que tal movimento teórico teve imensa importância para as três áreas, na medida em que deslocou o eixo de preocupações das instituições, seus acervos e suas técnicas para o seu papel na sociedade e suas relações com a cultura, ajudando também a superar as rígidas distinções disciplinares entre elas.

Palavras-Chave: Funcionalismo; Arquivologia; Biblioteconomia; Museologia

Link: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/6995/9835

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Ávila Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais

Diretor e professor da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Graduado em Jornalismo pela Fafich/UFMG (1996), mestrado em Comunicação Social pela Fafich/UFMG (2000), doutorado em Ciência da Informação pela ECI/UFMG (2005) e pósdoutorado pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2011).

Publicado

2016-07-27

Como Citar

Araújo, C. A. Ávila. (2016). O pensamento funcionalista na Arquivologia, na Biblioteconomia e na Museologia. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 11(1). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/29669

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos