Documentos digitais e direitos autorais: reflexões na Biblioteca Digital Paulo Freire

Autores

  • Rayane Soares de Sousa Santos Universidade Federal da Paraíba
  • Edna Gusmão de Góes Brennand Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Analisa o processo construção da Biblioteca Digital Paulo Freire (BDPF) através de uma comparação entre os estatutos jurídicos da Lei de Direitos Autorais e as estratégias utilizadas na pesquisa. A busca, digitalização e disponibilização de documentos digitais no ambiente online realizado pela Biblioteca são verificados tendo como parâmetro o tipo de direitos autorais implicados. Constrói uma retrospectiva desta lei e como a mesma é afetada pela disseminação massiva de documentos e informações na internet. Revela o desafio enfrentado pela BDPF na disponibilização de um acervo concernente ao educador Paulo Freire. Apresenta a política de direitos autorais na digitalização do acervo da biblioteca, investigando como é realizado este processo. Apresenta as contribuições da BDPF como espaço de democratização do acesso à informação e ao conhecimento.

Palavras-Chave: Direitos autorais. Direito à informação. Biblioteca digital – Paulo Freire. Democratização da informação.

Link: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/13421/9841

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rayane Soares de Sousa Santos, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC) – CNPq.

Edna Gusmão de Góes Brennand, Universidade Federal da Paraíba

Docente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Coordenadora do Programa de Pósgraduação em Mestrado Profissional em Gestão em Organizações Aprendentes (MPGOA/UFPB).

Publicado

2016-07-27

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos