O bibliotecário e as ações culturais: um campo de atuação

Autores

  • Ivanilda Bezerra Cavalcanti Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Claudialyne Silva Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Emeide Nóbrega Duarte Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Resumo

Resumo: A ação cultural vem tendo um valor importante na contribuição para um novo paradigma da biblioteca moderna, dinâmica e criativa em direção as gerações futuras. Nesse sentido, o presente estudo aborda as práticas culturais desenvolvidas pelos bibliotecários ressaltando as ações culturais como um novo campo de atuação para os bibliotecários. Conceitua a biblioteca com base na literatura científica, como um campo possível de desenvolver ações culturais com seus objetivos e funções. Define ação cultural, representada aqui como possibilidade de promover aprendizado cultural aos usuários, como também à distinção entre ação cultural, fabricação cultural e animação cultural. Analisa o perfil do bibliotecário com ênfase na sua atuação como agente cultural frente às novas tendências informacionais. Mostra os métodos e técnicas utiliza dos pelos bibliotecários na produção das atividades culturais, assim como os resultados obtidos através da entrevista aplicada com a gestora e descrição das ações. A pesquisa é caracterizada como documental com abrangência bibliográfica, de abordagem qualitativa e natureza exploratória-descritiva. Á guisa de conclusão, enaltece a confirmação de que é possível desenvolver ações culturais em bibliotecas, e que este se fundamenta como um novo campo de atuação para os bibliotecários, pois promovem informação, conhecimento e aprendizado cultural para os usuários.

Palavras-chave: Biblioteca. Usuários. Ação Cultural. Bibliotecários.

Link para o texto completo (PDF)

http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/16626/14651

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivanilda Bezerra Cavalcanti, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Bacharela em Biblioteconomia pelo Departamento de Ciência da Informação da UFPB - 2013. Possui experiência em trabalhos técnicos na área de Biblioteconomia em instituições públicas e privadas, tais como: recuperação da informação, indexação de livros e periódicos, organização de acervo, classificação (CDU/CUTTER), catalogação (livros/periódicos). Tem experiência também na área de responsabilidade social na produção de ações culturais.

Claudialyne Silva Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB) - 2013. Bacharela em Biblioteconomia pelo Departamento de Ciência da Informação da UFPB - 2010. Atualmente professora substituta no curso de Arquivologia na Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, ministrando disciplinas de Análise Documentária I e II, Diplomática, Fontes de Informações Gerais e Especializadas. Foi professora substituta do Departamento de Ciência da Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ministrando disciplinas de Metodologia do Trabalho Científico, Fontes de Informação, Planejamento em Unidades de Informação e Representação Temática da Informação. Possui experiência na área de Biblioteconomia em instituições públicas e privadas, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão, Metodologia do Trabalho Científico, representação e recuperação da informação, Ciência da Informação, Leitura, Responsabilidade Social e Inclusão social.

Emeide Nóbrega Duarte, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professora do nível associado da Universidade Federal da Paraíba. Pós-doutorado em Ciência da Informação realizado na UNESP - Marília. Doutorado em Administração e Mestrado em Biblioteconomia realizados na UFPB. Possui curso de graduação em Biblioteconomia pela UFPB. Curso de Especialização em Documentação Científica realizado na UFRJ/IBICT. Curso de especialização em Organização e Administração de Arquivos realizado na UFPB. Credenciada no PPGCI da UFPB. Membro do comitê interno de pesquisa (PIBIC/PIVIC/PRPG) da UFPB. Coordenadora do GT4 do ENANCIB - 2013 e 2014. Atua nos seguintes eixos temáticos: gestão da informação e do conhecimento, aprendizagem organizacional, cultura informacional, competência em informação e inteligência organizacional. Nos cursos de graduação em Biblioteconomia, Graduação em Arquivologia e pós-graduação em Ciência da Informação, ensina a disciplina Gestão da Informação e do conhecimento nas organizações.

Publicado

2016-07-27

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos