Avaliação da qualidade de vida no trabalho dos bibliotecários do estado do Ceará

Autores

  • Ana Zenilce Moreira Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Hamilton Rodrigues Tabosa Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo

Resumo: O presente artigo teve como objetivo analisar a percepção dos bibliotecários acerca da própria qualidade de vida no trabalho, assim como traçar o perfil desses profissionais. O trabalho posiciona do ponto de vista teórico, o trabalho do profissional de biblioteconomia, a qualidade de vida: sua importância e benefícios e o modelo teórico de Walton (1973).  A escolha deste modelo decorreu da sua complexidade em relação aos demais modelos de qualidade de vida no trabalho. Na metodologia utilizada está presente aplicação de um questionário estruturado a partir dos critérios e indicadores propostos no Modelo de Walton (1973). A população abordada e tida como referência do estudo é composta por bibliotecários cadastrados no Conselho Regional de biblioteconomia, atuantes no estado do Ceará.  A amostra pesquisa é constituída por 103 bibliotecários.  Os dados estatísticos descritivos   foram   tratados com auxílio do Microsoft Excel. Evidenciou-se que estes profissionais estão satisfeitos na maior parte das categorias identificadas no modelo teórico de Walton. Em contrapartida, demonstraram insatisfação nas categorias compensação justa e adequada e condições de trabalho, sendo evidenciada em sua totalidade a insatisfação dos bibliotecários nessa última categoria.

Palavras-chave: Qualidade de vida no trabalho. Profissional de biblioteconomia. Modelo de Walton. Trabalho informacional. Bibliotecários – Atuação.

Link para o texto completo (PDF)

http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/25471/15180

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Zenilce Moreira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestrado em Administração Acadêmico realizado na Universidade Estadual do Ceará - UECE em 2012. Graduação em Administração de Empresas na Universidade de Fortaleza - UNIFOR em 2005. Técnica em Turismo pela Escola Técnica Federal do Ceará, concluído em 1999. Atualmente, é professora integrante da Carreira de Magistério Superior da Universidade Estadual do Ceará - UECE, lotada no Centro de Estudos Sociais Aplicados -CESA. Integrante do Grupo de Pesquisas Gestão de Pessoas e Médios negócios do Mestrado Acadêmico em Administração da UECE.

Hamilton Rodrigues Tabosa, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Ciência da Informação pela UFPB. Mestre em Avaliação de Políticas Públicas, Especialista em Gestão Universitária e Bacharel em Biblioteconomia pela UFC. Atualmente é professor do curso de Bacharelado em Biblioteconomia da UFC. Foi Coordenador de Estágios Curriculares do Curso de Biblioteconomia da UFC de 2009 a 2011. Possui experiência em bibliotecas escolares e universitárias, com ênfase no Serviço de Referência, em processos de disseminação seletiva da informação, representações descritiva e temática e recuperação da informação. Áreas de interesse: Biblioteca Universitária, Biblioteca Especializada, Gestão e Representação da informação, comportamento informacional, fontes de informação, acessibilidade informacional, tecnologias da informação e da comunicação.

Publicado

2016-07-27

Como Citar

Moreira, A. Z., & Tabosa, H. R. (2016). Avaliação da qualidade de vida no trabalho dos bibliotecários do estado do Ceará. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 11(1). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/29827

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos