O silêncio dos ouvintes: o bibliotecário em relação ao leitor surdo

Autores

  • Adonai Takeshi Ishimoto Universidade de São Paulo (USP)
  • Lucília Maria Sousa Romão Universidade de São Paulo (USP)

Resumo

Resumo: Aborda o bibliotecário capacitado em atender e comunicar com leitores surdos seguindo as “Diretrizes para serviços de biblioteca para surdos” (IFLA, 2000). Discute leis e normas que garantem a inclusão do surdo e os aspectos da comunicação como “troca de informações que podem levar à mudança” (MARTELETO, 1995, p. 17) Discorre sobre a Língua Brasileira de Sinais e também aborda a utilização de recursos tecnológicos e a adaptação do acervo da biblioteca. Objetiva levantar as habilidades e competências comunicacionais do bibliotecário. Três tentativas de entrevistar profissionais da saúde e um escritor apontam para as dificuldades de formação do bibliotecário capacitado, a dominação da cultura ouvinte sobre a surda e o silêncio encontrado que envolve o assunto.

Palavras-chave: Bibliotecário capacitado. Leitores surdos. Biblioteca inclusiva. Comunicação. Inclusão.

Link para o texto completo (PDF)

http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/26719/15187

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adonai Takeshi Ishimoto, Universidade de São Paulo (USP)

Graduando do segundo ano do curso de Biblioteconomia, Ciências da Informação e da Documentação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP).

Lucília Maria Sousa Romão, Universidade de São Paulo (USP)

Graduação em Letras (1988) pelo Centro Universitário Barão de Mauá de Ribeirão Preto e doutorado direto (2002) em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e Livre Docência (2009) em Ciência da Informação pela mesma instituição. Desde janeiro de 2003, é docente (MS3) com dedicação exclusiva da Universidade de São Paulo, onde dá aulas e orienta alunos de graduação, mestrado e doutorado, além de supervisionar pós-doutorados. É parecerista ad hoc do CNPQ e FAPESP; membro de ABRALIN, da ALED, GEL, BRASA, AILP e do GT de Análise do Discurso da ANPOLL. É especialista em Análise do Discurso, atuando principalmente na investigação de materialidades discursivas ligadas aos seguintes temas: mídia, questão agrária, textualidade digital, leitura, subjetividade e discurso. Publicou livros, além de artigos em revistas científicas e capítulos de livros. Coordena o Grupo de Pesquisa Discurso e memória: movimentos do sujeito, cadastrado junto ao Diretório de Grupos do CNPQ. É membro do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo.

Publicado

2016-07-27

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos