Inserindo as habilidades mediadoras do profissional da informação no ciclo de vida de políticas públicas

Autores

  • Thabyta Giraldelli Marsulo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Ângela Maria Grossi de Carvalho Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Resumo

Resumo: Considerando a ciência da informação um campo interdisciplinar buscamos enlaçar seus pressupostos teóricos aos do campo das políticas públicas em especial as de informação e tecnologia. Com o objetivo de destacar as habilidades específicas dos profissionais da informação sobre o ciclo de vida e o desenvolvimento de políticas públicas visando alavancar as características desses profissionais no âmbito público aproximando governantes e governados em uma discussão política produtiva, melhorando a sociedade em que se locam. O estudo apresenta características de pesquisa fundamental e aplicada. No primeiro caso nos interessamos pelas investigações do campo teórico e metodológico da Ciência da Informação que contribui para a validação das teorias propostas neste projeto, a compreensão dos sujeitos sociais no processo de atuação do profissional da informação no âmbito das políticas públicas, através da conexão do percurso histórico da ciência da informação e seus profissionais e o cenário político nacional, reforçando a importância do envolvimento do profissionais da ciência da informação na elaboração destas políticas.

Palavras-chave: Políticas públicas de informação e tecnologia. Profissional da informação. Avaliação de políticas públicas. Tecnologias de informação e comunicação.

Link para o texto completo (PDF)

http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/26234/15184

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thabyta Giraldelli Marsulo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho na Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marilia, ministrou aulas de Informática no projeto de extensão Universidade Aberta a Terceira Idade promovido pela UNESP de Marilia nos anos de 2011 a 2014. Atualmente mestranda no programa de pós-graduação em Ciência da Informação da Unesp Marília, integrante do Grupo de Pesquisas Novas Tecnologias em Informação, bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior (Capes) na linha de pesquisa Informação e Tecnologia com ênfase na atuação do profissional da informação no campo de políticas públicas de informação e tecnologia, sob a orientação da Professora Doutora Ângela Maria Grossi de Carvalho.

Ângela Maria Grossi de Carvalho, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Possui graduação em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo pela Universidade de Sorocaba (1999), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005), doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010) e pós-doutorado em Comunicação pela Universidade de Sevilha-Espanha (2011). Atualmente é docente do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Unidade de Marília) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), pesquisadora do Laboratório de Estudos de Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã (LECOTEC-UNESP) e do Grupo de Pesquisa Novas Tecnologias em Informação (GPNTI). Membro do Conselho do Curso de Jornalismo. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Especializado e Mídia e Tecnologia. Atua principalmente nos seguintes temas: Jornalismo Especializado e Segmentado, Mídias Digitais, Informação e Tecnologia, Políticas Públicas de Informação e Tecnologia (Inclusão e Cidadania Digital, Sociedade da Informação, Políticas de Informação).

Publicado

2016-07-27

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos