Filosofia e discurso na ciência da informação: tessitura de encontros

Autores

  • Solange Puntel Mostafa USP
  • Igor Soares Amorim UFSC
  • Lucília Maria Abrahão e Sousa USP

Resumo

Aborda o conceito filosófico de rizoma na teorização de Gilles Deleuze e Félix Guattari para desfazer mal entendidos na literatura recente de Ciência da Informação. Explana a dinâmica de criação conceitual na Filosofia e na Ciência, entendendo-as como movimentos entre o virtual e o atual. Em seguida aborda o deslizamento de planos entre Filosofia, Arte e Ciência para ser possível compreender a absorção do conceito filosófico de rizoma pela Ciência da Informação. Apresenta a organização e fluxo da informação pensados inicialmente com a noção de árvore caminhando mais recentemente para a noção de rizoma ou rede. Por fim aproxima as teorizações da filosofia da diferença e da análise de discurso da escola francesa para iluminar ainda mais os mal entendidos sobre a transposição conceitual na Ciência da Informação.

Palavras-chave: Rizoma. Ciência da Informação. Rede. Filosofia. Discurso.

link: http://revista.ibict.br/fiinf/article/view/1489/1667

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange Puntel Mostafa, USP

Professora Livre-Docente do curso de graduação em Ciências da Informação, Documentação e Biblioteconomia na Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil

Igor Soares Amorim, UFSC

Professor do departamento de Ciência da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

Lucília Maria Abrahão e Sousa, USP

Professora Livre-Docente do curso de graduação em Ciências da Informação, Documentação e Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Publicado

2016-07-27

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos