Eficácia escolar e gestão aprendente: um estudo das práticas em escolas católicas na Paraíba

Autores

  • Aloirmar José da Silva Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Marckson Roberto Ferreira de Sousa Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Edna Gusmão de Góes Brennand Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Resumo

O presente estudo faz parte da pesquisa de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes da Universidade Federal da Paraíba. Este propõe analisar a perspectiva da Eficácia Escolar no contexto das práticas de gestão em Escolas Católicas na Paraíba, uma vez que a gestão escolar tem incidência sobre os resultados alcançados por essas unidades diante do cenário educacional contemporâneo. O percurso metodológico inclui uma abordagem quali-quantitativa por meio de uma pesquisa exploratória e descritiva, empregando também procedimentos de análise documental. Diante dos dados obtidos, pretende-se avaliar a eficácia das práticas de gestão das Escolas Católicas a partir de cinco fatores: sentido de comunidade, clima organizacional, gestão e liderança, ênfase pedagógica e aprendizagem organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aloirmar José da Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Possui graduação em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória (2004), graduação em Serviço Social pela Faculdade Salesiana de Vitória (2007) e Licenciatura em Pedagogia pela FIAVEC. É Especialista em Diálogo das Religiões e em Gestão Educacional. Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão em Organizações Aprendentes da Universidade Federal da Paraíba - (UFPB). Atua como Diretor do Colégio Marista Nossa Senhora da Penha , Vila Velha - ES.

Marckson Roberto Ferreira de Sousa, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutor em Engenharia Elétrica na área de Processamento da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com pesquisa em Interfaces Humano-Computador. Mestrado em Engenharia Elétrica na área de Processamento da Energia pela Universidade Federal da Paraíba. Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba. Acadêmico em Direito pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba. Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação da UFPB. Editor-Gerente do Portal do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi. Líder do Grupo de Pesquisa Renovatio - Estudos sobre Arquitetura, Acesso, Uso e Aspectos Jurídicos da Informação. Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFPB, na linha de pesquisa Organização, Acesso e Uso da Informação, e do Programa de Pós-graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes, na linha de pesquisa Gestão de Projetos e Tecnologias Emergentes. Na Pós-graduação trabalha especialmente os seguintes temas: Competência Informacional; Limitações Digitais; Arquitetura da Informação; Aspectos Jurídicos da Informação.

Edna Gusmão de Góes Brennand, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Possui Pós-Doutorado pela Université Catholique de Louvain-UCL Bélgica (2005) e na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias- ULHT -Portugal (2012). Doutorado em Sociologia - Université Paris I Panthéon Sorbonne . Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba . Graduação em Administração pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal da Paraíba. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes- MPGOA.Tem experiência na área de Educação e Gestão. Atua nos Cursos de Mestrado e Doutorado em Educação da UFPB e no Mestrado Profissional em Gestão principalmente nos seguintes temas: ciberespaço, ciberdemocracia, cibercrimes, agir comunicativo, ecologias cognitivas, redes digitais e sistemas inteligentes, Gestão da Inovação, Educação a Distância e TV Digital Interativa. Consultora da CAPES e da Universidade Aberta do Brasil - UAB.Membro do Conselho Científico e Pesquisadora do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital ? LAVID/UFPB. Coordenadora da Pesquisa ?Modelos Conceituais para indústrias criativas de conteúdos Digitais".Coordenadora Técnica do Projeto Africanidade (Cabo Verde, Guiné Bissau e Brasil). Coordenadora da Biblioteca Digital Paulo Freire (www.paulofreire.ufpb.br). Idealizadora e Coordenadora Geral do Programa de Televisão ? Conexão Ciência? TVUFPB canal 43. Foi Coordenadora dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Educação da UFPB, Coordenadora do Mestrado Profissional em Gestão nas Organizações Aprendentes-MPGOA, Presidente do Fórum Nacional da Área de Pedagogia CAPES/UAB e Presidente do Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação do Norte e Nordeste.

Downloads

Publicado

2016-11-07

Edição

Seção

Pesquisas em andamento