A Constituição da Biblioteconomia Científica: um olhar histórico

Visualizações: 21

Autores

Resumo

A Biblioteconomia científica, foco desta pesquisa de cunho bibliográfico, tem seu nascimento associado ao século XIX, um momento em que as mudanças suscitaram uma virada na postura do campo. Anterior a essa definição, a Biblioteconomia fora marcada pelos termos pré-científica e proto-científica, as quais demonstram um movimento em direção a constituição desse saber, refletidas em práticas e em algumas produções, sobretudo, os manuais, voltados também para a instituição biblioteca. Ao longo dessa trajetória a Biblioteconomia entrelaça com outros campos como a Bibliografia, Bibliología, Documentação, e desde o século XX com a Ciência da Informação, os quais contribuem para a configuração e a delimitação dos campos. Compreender essa senda da Biblioteconomia contribui para um maior entendimento de sua história e de seu processo de constituição como campo do saber inserido dentro de um processo repleto de acontecimentos históricos, os quais incidem sobre o desenvolvimento da Biblioteconomia.

Palavras-chave: Biblioteconomia. Biblioteca. Bibliotecário. História.

Link: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8643878/pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabrielle Francinne Tanus, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Ciência da Informação, Mestre em Ciência da Informação, bacharel em Biblioteconomia (UFMG), e bibliotecária do Sistema de Bibliotecas da UFMG. Belo Horizonte, Minas Gerais – Brasil.

Publicado

2016-11-07

Como Citar

Tanus, G. F. (2016). A Constituição da Biblioteconomia Científica: um olhar histórico. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 11(2). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/31317

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos