Programa de arquivo de páginas web no reino unido: Uma breve história de oportunidades e desafios

Autores

Resumo

Páginas Web vêm desempenhando um papel fundamental na criação e difusão de informação nas últimas décadas. No entanto, dado sua natureza efêmera, muitas das páginas Web publicadas na Word Wide Web têm seu conteúdo modificado ou são permanentemente deletadas da rede sem deixar rastros de sua existência. No intuito de evitar a perda deste importante material representativo do nosso acervo cultural atual, várias instituições vêm lançando programas de colheita e arquivamento de páginas Web registradas em seus domínios nacionais. Através do exemplo de desenvolvimento do programa de arquivos de páginas Web no Reino Unido, UK Web Archive, o artigo levanta algumas questões centrais em relação aos obstáculos tecnológicos e modelos curatoriais adotados para a preservação e acesso ao conteúdo publicado na Web.
Palavras-chave: Arquivo de Páginas Web. Preservação Digital. Curadoria Digital. Link: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8645982

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aquiles Alencar Brayner, British library

Curador digital de coleções Latino-americanas da British library; Mestre em História da Arte e Estudos Latinoamericanos pela Rijks Universiteit e em Ciência da Informação pela City University de Londres; Doutorado pelo King's College de Londres. Londres, Reino Unido. 

 

Publicado

2016-11-07

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos