O bibliotecário atuante em bibliotecas universitárias no Século XXI: A necessidade de adequação ao moderno profissional da informação (MIP)

Autores

  • Jorge Santa Anna Universidade Federal do Espírito Santo
  • Maria Aparecida de Mesquita Calmon Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

A diversidade na oferta de serviços e produtos constitui uma das características mais marcantes das bibliotecas universitárias (BU). Essa diversidade se amplia constantemente, sobretudo com a crescente utilização das novas tecnologias e o acúmulo de informações geradas, o que fez desencadear a necessidade de ampliação das competências e características dos profissionais que atuam nessas unidades de informação. A fim de acompanhar essas mudanças, os bibliotecários precisam adquirir novas competências, adequando-se ao perfil de um profissional inovador, categorizado como Moderno Profissional da Informação (MIP). Assim sendo, este estudo objetiva apresentar as características e competências dos bibliotecários atuantes em BU, relacionando-as ao perfil do MIP. Para tanto, o artigo discute, com base na literatura, o contexto no qual se situam as BUs, bem como as principais atividades prestadas, e as competências necessárias para que os bibliotecários sejam considerados MIP. Por fim, foi realizado um estudo em uma BU, aplicando questionário a 15 bibliotecários com vistas a investigar suas competências. Após análise e comparação entre as competências desses sujeitos com as do MIP, conclui-se que as competências do MIP são praticadas pelos bibliotecários que atuam em BU, sendo necessário, a priori, o investimento na formação continuada. Essa formação é praticada pelos profissionais de diferentes formas, sendo também viabilizada pela unidade de informação, cabendo ao próprio profissional divulgar essa necessidade e desejo constante de aprimoramento, com vistas a consolidar a melhoria contínua dos serviços prestados nessas unidades de informação.

PALAVRAS-CHAVE: Biblioteca universitária. Tecnologia da informação. Explosão informacional. Bibliotecário. Competência profissional.

Link: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/2127/9516


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Santa Anna, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor de Departamento de Biblioteconomia da UFES. Pesquisador atuante no ramo da Consultoria Informacional e Normalização de Trabalhos Científicos.

Maria Aparecida de Mesquita Calmon, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

 

Publicado

2016-11-07

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos