Biblioteca universitária, escolar e comunitária: o caso da biblioteca comunitária “Professora Ebe Alves da Silva” do IFMG

Autores

  • Helena Maria Tarchi Crivellari Universidade Federal de Minas Gerais
  • Aline Michelle Sima Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

A Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica ocorrida em 2008, pela lei 11.892, transformou diferentes instituições de ensino técnico federais em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que são responsáveis pela educação profissional em diferentes modalidades de ensino, promovendo tanto a educação básica quanto a educação superior. Inseridas nesse contexto estão as bibliotecas dessas instituições, que são, concomitantemente, bibliotecas escolares e universitárias. Com o objetivo de demonstrar o papel dessas bibliotecas, motivado pelo questionamento sobre a possibilidade de convivência desses tipos de bibliotecas em um mesmo espaço, apresenta-se um estudo de caso sobre a Biblioteca Comunitária Professora Ebe Alves da Silva, do Instituto Federal de Minas Gerais que, além de escolar e universitária é também “comunitária”, pela sua própria denominação. Para a concretização do estudo de caso foram realizadas entrevistas e aplicados questionários, dirigidos a diferentes atores da comunidade interna e externa da instituição. Os resultados foram submetidos à técnica do Discurso do Sujeito Coletivo – DSC - que ilustrou a discussão, relacionando os aspectos teóricos sobre biblioteca escolar, biblioteca universitária e biblioteca comunitária à realidade da Biblioteca Comunitária Professora Ebe Alves da Silva. A pesquisa concluiu que a biblioteca estudada cumpre os três papéis, constituindo-se em uma agente propulsora da democratização da informação e contribuindo para o desenvolvimento do município.

PALAVRAS-CHAVE: Biblioteca escolar. Biblioteca universitária. Biblioteca pública. Educação profissional. Educação e desenvolvimento.

Link: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8640597/9518

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helena Maria Tarchi Crivellari, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil. Professora do Departamento de Teoria e Gestão da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Aline Michelle Sima, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bibliotecária do IFMG Campus Ribeirão das Neves.

 

Publicado

2016-11-07

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos