O bibliotecário como gestor: a percepção dos estudantes de biblioteconomia

Autores

  • Ingrid Gomes Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Danielle Silva dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marina Dias Faria Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

O contexto sócio-político-econômico vigente exige das organizações e dos indivíduos aptidão para gerenciar mudanças, mobilizar pessoas, além de administrar recursos de forma a obter vantagem competitiva. Dessa forma, profissionais e empresas buscam estratégias de gestão e de carreiras para corresponder a esse mercado. Com isso, as universidades tentam atrair estudantes por meio de programas de graduação em diversas áreas com ênfase na formação gerencial. O objetivo principal da pesquisa foi investigar a percepção dos estudantes de Biblioteconomia a respeito de sua formação na área de gestão e a sua futura atuação como gestor. Para compor o material de estudo, os estudantes elaboraram colagens a partir de suas observações e atuação como alunos do curso e como gestores no mercado de trabalho. Constatou-se que durante o estudo de gestão, os estudantes passam por inúmeras dificuldades e uma constante necessidade de crescimento. Entretanto, os estudantes parecem acreditar que ao se tornarem gestores irão obter sucesso profissional, dinheiro e bens materiais. Isso faz parecer que todas as adversidades ocorridas durante o estudo valerão a pena, devido ao futuro promissor que vislumbram. Por fim, nota-se que a inserção das disciplinas de gestão possibilita uma inovação curricular relevante aos futuros bibliotecários, além de contribuírem para a formação de profissionais que correspondam à demanda do mercado.

PALAVRAS-CHAVE: Biblioteconomia – Gestão. Bibliotecário Gestor. Mercado de trabalho – Bibliotecário.

Link: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8641043/pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ingrid Gomes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduanda em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Bacharel em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Danielle Silva dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2013). Bibliotecária da Fundação Nacional de Artes. 

Marina Dias Faria, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Administração pelo Instituto Coppead de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Publicado

2016-11-07

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos