Informação e ideologia: diálogos filosóficos no âmbito do proselitismo informacional

Autores

  • Jonathas Luiz Carvalho Silva Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Resumo

Aborda relações entre informação e ideologia no âmbito do conceito de proselitismo informacional. A seguinte pergunta é formulada como ponto partida: como se constitui conceitualmente o proselitismo informacional considerando suas características e perspectivas de ação? O objetivo do estudo é discutir sobre as relações entre os conceitos de informação e ideologia nos meandros da construção filosófica em Marx, Mannheim, Thompson e Bakhtin, com o intuito de compreender a fundamentação analítico-conceitual do proselitismo informacional. A metodologia foi construída no contexto da pesquisa bibliográfica permitindo ao pesquisador a cobertura de uma gama de fenômenos possibilitando a elaboração de um processo reflexivo baseado em múltiplos diálogos com a literatura científica nacional e internacional em Ciência da Informação, Filosofia e áreas afins de diferentes períodos históricos. Conclui-se que o proselitismo informacional se configura como prática que deturpa o significado humano e verídico da informação pautada em práticas positivistas, utilitaristas e antiéticas.

Palavras-chave: Informação. Ideologia. Proselitismo informacional.

Link: http://revista.ibict.br/fiinf/article/view/1477

 



Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonathas Luiz Carvalho Silva, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Publicado

2016-12-06

Como Citar

Silva, J. L. C. (2016). Informação e ideologia: diálogos filosóficos no âmbito do proselitismo informacional. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 11(2). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/31634

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos