Os sentidos da dimensão técnica: abordagem sobre a competência em informação no âmbito da Filosofia e da Ciência da Informação

Autores

  • Alexandre Pedro de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Elizete Vieira Vitorino Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Resumo

Investiga a temática competência em informação sob a ótica da Filosofia e da Ciência da Informação. Tem como diretriz a seguinte indagação: como é possível abordar a competência em informação no âmbito da dimensão técnica por meio de um diálogo integrado entre a Filosofia e a Ciência da Informação? As respostas a esta pergunta norteadora, bem como as reflexões resultantes destas, baseiam-se numa investigação de natureza exploratória e bibliográfica, conduzida em artigos e livros nestas áreas do conhecimento. Trata sobre a dimensão técnica, teoricamente constituída por conceitos sobre a “técnica” (Filosofia) e sobre a competência em informação (Ciência da Informação). Resgata conceitos de Aristóteles de Hannah Arendt e de outros filósofos contemporâneos, relacionando-os aos conceitos de competência em informação. A inter-relação conceitual revela que a dimensão técnica da competência em informação abrange habilidades sustentadas por julgamentos e decisões durante as etapas de busca, avaliação e uso da informação.

Palavras-chave: Competência em informação. Dimensão técnica da competência em informação. Virtudes. Ciência da Informação - Filosofia.

Link: http://revista.ibict.br/fiinf/article/view/1766

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Pedro de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Elizete Vieira Vitorino, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Publicado

2016-12-06

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos