Mapeamento de competências de equipes desenvolvedoras: um olhar na construção interdisciplinar de materiais educacionais digitais

Autores

  • Cristina Alba Wildt Torrezzan Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação – NUTED/UFRGS.
  • Patrícia Alejandra Behar Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Resumo

Este artigo apresenta um mapeamento das competências necessárias às equipes desenvolvedoras de materiais educacionais digitais, desenvolvido com base em referencial teórico e um estudo de caso. O principal objetivo é apoiar a interlocução entre as distintas funções de cada membro de equipes interdisciplinares durante a elaboração desses materiais. O trabalho descreve o processo de validação de competências, que ocorreu por meio da aplicação de questionários e do cruzamento de dois mapeamentos: o primeiro foi realizado com base em levantamento bibliográfico e o segundo, elaborado em curso de extensão. O intuito é auxiliar professores, designers e programadores na gestão das atividades responsáveis pela construção de materiais educacionais digitais. Os resultados apontam a identificação e a setorização, por equipe, dos elementos envolvidos nessa prática, apoiando a adoção de um percurso metodológico focado, interativo e colaborativo.

Palavras-chave: Material didático. Educação. Educação a distância. Abordagem Interdisciplinar.

Link: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8638211/12231

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Alba Wildt Torrezzan, Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação – NUTED/UFRGS.

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre, RS - Brasil. Pesquisadora voluntária do Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação – NUTED/UFRGS, Porto Alegre, RS - Brasil.

Patrícia Alejandra Behar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, RS - Brasil. Professora do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação/Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, RS - Brasil.

Publicado

2016-12-06

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos